Cidades

Fazenda Macedônia completa 20 anos como reserva RPPN

BELO ORIENTE – Nesta terça-feira, dia 14, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) – Fazenda Macedônia chega à marca de 20 anos de reconhecimento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Localizada na margem direita do Rio Doce, no município de Ipaba, a reserva é considerada como um exemplo de responsabilidade socioambiental da Cenibra, responsável pela manutenção e proteção da propriedade.

Trata-se de uma área de florestas nativas que abriga um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no estado, onde uma grande parte (560 hectares) é reconhecida pelo Ibama como RPPN. Trata-se de uma categoria de unidade de conservação privada, com objetivo de conservar a diversidade biológica, onde podem ser desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica. A RPPN é atualmente um importante instrumento de conservação da natureza aliado aos esforços de criação de unidades de conservação de domínio público.

Na Fazenda Macedônia vem sendo desenvolvido há 24 anos o pioneiro Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres ameaçadas de extinção, o Projeto Mutum. Desenvolvido por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Cenibra e a Crax – Sociedade de Pesquisa do Manejo e Reprodução da Fauna Silvestre, o projeto já possibilitou a soltura do mutum-do-sudeste, macuco, capoeira, jaó, inhambuaçu, jacuaçu e jacutinga.

A reserva é considerada, ainda, uma Área de Alto Valor para Conservação – AAVC, uma terminologia utilizada para designar áreas consideradas notavelmente significativas ou de extrema importância biológica, ecológica, social ou cultural. No caso específico da Fazenda Macedônia, o principal atributo que a confere como uma AAVC é a presença de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Os estudos e monitoramentos ambientais realizados na Fazenda Macedônia já possibilitaram o registro de 161 espécies de aves e 27 espécies de mamíferos de médio e grande porte. Dessas, seis espécies de aves e três de mamíferos encontram-se presentes em listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com