Cultura

Farroupilha oferece curso livre de teatro

Cena do espetáculo “O exercício do amor”, prática de montagem realizada com alunos do curso livre de teatro de 2011   (Crédito: Nilmar Lage)

IPATINGA – O Grupo Farroupilha inicia, no próximo dia 25 de setembro, uma nova turma do já esperado curso livre de teatro, oferecido todos os anos. O curso acontecerá no período de 25 de setembro a 06 de dezembro, sempre às terças e quintas, no horário das 09 às 11 horas, no Teatro Circu-Lar Farroupilha. As matrículas serão realizadas a partir do dia 14, de segunda a sexta-feira, no período das 9h às 11h e das 13h30 às 18h, exclusivamente no Teatro Circu-Lar Farroupilha, que está localizado na avenida Londrina, 180, no Veneza II (em frente ao cemitério). O investimento total é de R$100,00 (cem reais) à vista ou três parcelas de R$ 40,00. Informações podem ser obtidas pelo telefone 31-38235614, nos horários e dias citados acima.
Desde a criação de sua 1ª sede em 1999, no bairro Veneza II, o grupo tem oferecido à comunidade de todo o Vale do Aço, cursos livres de diversas modalidades artísticas, sobressaindo sempre os cursos de Iniciação Teatral e de Introdução às Técnicas Circenses. Para 2012 foi pensado um curso de teatro que tem como tema “O corpo e o espaço”, que será ministrado pela atriz e diretora Claudiane Dias. Trata-se de é um curso livre que pretende introduzir o aluno no universo do teatro, propondo uma investigação sobre a ocupação do espaço cênico, expressão corporal, equilíbrio, profundidade, massa e volume do corpo e objetos da cena. O curso busca também investigar a voz e seu volume dentro do espaço da cena e a construção de uma personagem a partir do corpo do ator, em relação ao espaço de representação.
A professora Claudiane Dias é graduanda em Licenciatura em Teatro, pela Universidade de Brasília/UAB, com vasta experiência na área, tendo estado à frente dos cursos oferecidos pelo Farroupilha, em Ipatinga e outras cidades. Iniciou seu trabalho como professora de teatro, na antiga e importante Escola de Iniciação Teatral 7 de Outubro, que em 2006 se tornou a Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri, hoje desativada. Lá, a professora lecionou nos anos de 2005, 2006, 2009 e 2011. Claudiane Dias é membro do Grupo Farroupilha onde desenvolve as funções de atriz, diretora, produtora e professora de teatro e circo.
O curso livre de teatro é uma realização do Grupo Farroupilha e faz parte das ações do projeto Grupo Farroupilha – circulação e manutenção 2012, que conta com o patrocínio da USIMINAS, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com os apoios do Instituto Cultural Usiminas, da Vandaime e do Movimento Cultural do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com