Cidades

Farmácia Sta Terezinha inova com atendimento personalizado

Com orientação do Sebrae, empresa do Vale do Aço contabiliza resultados importantes na gestão do negócio

 

IPATINGA – Como uma farmácia de manipulação pode inovar e se diferenciar em um segmento tão concorrido? A resposta pode estar na melhoria do atendimento, dos processos e ações que a diferenciem no mercado. Esse foi o desafio da farmacêutica Michele Raspante quando assumiu, em 2004, a Santa Terezinha Farmácia de Manipulação, criada há 20 anos pelos pais, em Ipatinga, no Vale do Aço.

Com pouco recurso para investir em marketing, a empresa passou a adotar ações simples para se aproximar do cliente. Foi assim que, em 2005, a farmácia criou o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico – que pretendia entregar, junto com o produto, informações sobre seu uso e dar orientações com o objetivo de fidelizar o cliente.

Sete anos depois, foi feita uma reforma e ampliação nos laboratórios. Com uma estrutura maior, Michelle buscou o apoio do Sebrae Minas para orientá-la sobre investimento em marketing, mudanças na identidade visual e estratégias inovadoras.

Em 2016 a Farmácia Santa Terezinha passou a ser atendida pelo Programa Agente Local de Inovação (ALI). “O programa era tudo que precisávamos, um acompanhamento com um profissional especializado que nos ajudasse sem nenhum custo”, justifica a farmacêutica.

Em dois anos foram feitas diversas mudanças, inclusive a entrada de um sócio: o marido de Michele, Everton Gomes. Especializado em gestão, ele assumiu a parte gerencial e passou a acompanhar diretamente o trabalho do ALI.

MARKETING

Entre as ações de marketing realizadas pelos empresários está a criação do site da empresa, em 2017, com o apoio do Sebraetec (programa do Sebrae Minas de incentivo à inovação). A empresa também tem investido na divulgação via redes sociais e na criação de um canal exclusivo no YouTube, para divulgar informações úteis para os clientes, novidades da área de saúde, tratamentos e depoimentos médicos. A farmácia também conta com um número exclusivo para contato via WhatsApp para os clientes.

Para se diferenciar no mercado a empresa inovou com a visita domiciliar. Profissionais vão à casa dos clientes, medem a pressão, a glicemia, fazem o acompanhamento verificando os medicamentos que estão sendo usados, dando orientação sobre dosagem correta, entre outros.

Você também pode gostar