Cidades

“Faremos tudo para combater a dengue em Ipatinga”, diz prefeita

Em Ipatinga, o secretário Antônio Jorge, junto com a prefeita Cecília Ferramenta, visitou o Hospital Municipal e a Unidade de Hidratação montada na Policlínica                (Crédito: ACS/PMI)

IPATINGA – Na manhã desta sexta-feira (11), a prefeita Cecília Ferramenta (PT) recebeu a visita do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, que veio a Ipatinga conhecer de perto as ações da “Força Tarefa” no combate à dengue. O encontro aconteceu na Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre, onde já funciona a Unidade de Hidratação para atender os pacientes com quadro suspeito de dengue.

“Foi uma visita muito importante para Ipatinga, visto que estamos vivendo um surto de dengue. Então estamos já anunciando convênios para a contratação de recursos humanos, e faremos tudo o que for necessário para combatermos a dengue. Também estamos empenhados, junto com as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, de Obras e de Saúde, na limpeza da cidade, que durante aproximadamente um ano não era feita. Em função disso, infelizmente, agravaram-se os casos de dengue”, reforçou a prefeita Cecília Ferramenta.

A Unidade de Hidratação funcionará 24 horas por dia e vai fornecer hidratação (venosa e oral), medicamentos, realizar os exames e fazer o encaminhamento dos casos considerados mais preocupantes para o Hospital Municipal de Ipatinga, que é a instituição referência, e, em caso de agravamento, para o Hospital Márcio Cunha. São 14 leitos de observação, com possibilidade de ampliação, e 36 profissionais de saúde (sendo 15 médicos, oito enfermeiros e 13 técnicos) para atender casos da dengue na cidade.

Da Policlínica, o secretário Antônio Jorge e comitiva seguiram para o Hospital Municipal de Ipatinga. “O Estado e os municípios parceiros e hospitais estão fortalecendo as ações de combate à dengue no Vale do Aço. O quadro é preocupante, mas é preciso que a comunidade se conscientize e faça sua parte, eliminando possíveis focos, notificando e tratando adequadamente os casos suspeitos”, pontuou.


Mobilização social vai até o próximo domingo
Ipatinga
– Até este domingo, em Ipatinga, os cidadãos poderão trocar inservíveis (pneus, garrafas pet e latas) por material escolar no “Dengue Móvel” instalado na área da Feira do Canaã (entre as avenidas Selim José de Sales e Simon Bolivar). No mesmo local está em funcionamento o “Dengômetro”, onde a comunidade poderá saber mais sobre formas de prevenção, sintomas e tratamento da doença.

Apresentando sintomas clássicos da dengue, como febre, dores no corpo e nas juntas, a auxiliar de serviços gerais Joana D’Arc, 38, procurou a Unidade de Hidratação na Policlínica Municipal, na manhã desta sexta-feira. Segundo ela, a iniciativa veio para facilitar a vida da população. “Antes a gente não sabia para onde ir. Com o atendimento acontecendo em um só lugar, fica mais fácil pra todo mundo”, observou. Satisfeita com o atendimento, ela fez questão de elogiar a equipe da Policlínica. “Além de o atendimento ser rápido, o pessoal é muito educado com a gente”, ressaltou.

Primeiro LIRAa do ano em Ipatinga é de 1,8
O quadro da doença é considerado preocupante em Ipatinga, com 690 notificações entre dezembro e os primeiros 10 dias de janeiro. Em apenas quatro horas de funcionamento, a Unidade de Hidratação da Policlínica já havia atendido 35 pessoas que diziam estar com suspeita da doença.

O resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) apurado esta semana em Ipatinga foi de 1,8, enquanto o Ministério da Saúde aponta que o mínimo aceitável é 1. As equipes de mobilização social da “Força Tarefa” estão desenvolvendo trabalho de conscientização de porta em porta nos bairros mais críticos.

Em Ipatinga, os bairros com os maiores índices de infestação do Aedes aegypti são Bom Jardim e Córrego Novo (3,0), Esperança, Limoeiro e Chácara Madalena (2,3), Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Bairro das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro e Novo Cruzeiro, com o índice de 2. Depósitos móveis domésticos, como pneus, vasos de plantas e garrafas, continuam sendo os principais criadouros do mosquito transmissor.

CECÍLIA CONFIRMA QUE VAI REABRIR 50 LEITOS NO HMI
IPATINGA –
A prefeita Cecília Ferramenta garantiu a reabertura de 50 leitos do Hospital Municipal de Ipatinga que estão desativados desde meados do ano passado por falta de recursos e profissionais. “Enfrentamos graves problemas na rede municipal de saúde, herdados da administração anterior, e contamos com o apoio do governo estadual e também do governo federal para solucioná-los de forma mais breve possível”, relatou a prefeita ao secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, que visitou a cidade na manhã desta sexta-feira (11).

A prefeita explicou que as unidades paralisadas no Hospital Municipal foram construídas e entregues à população em 2004, mas foram sucateadas nos anos posteriores e quem se prejudicou com esse descaso foi a população.
Para Cecília Ferramenta, o apoio do governo estadual é de grande importância para melhorar o quadro da saúde na cidade. “O Estado vai nos apoiar para garantirmos a reabertura dos 50 leitos do Hospital Municipal, e também na construção e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canaã”, confirmou a prefeita.

Atualmente, dos 184 leitos de internação disponibilizados no Hospital Municipal de Ipatinga, 48 encontram-se desativados somente nas alas masculina e feminina, deixando de atender cerca de 300 pacientes por mês. A prefeita adiantou que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito gestões, agora também com apoio do Estado, junto ao Ministério da Saúde, para assegurar recursos a serem destinados exclusivamente para a ampliação do Hospital de Ipatinga e assegurar a conclusão das obras da UPA do Canaã.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com