Cultura

Fantoches dão lições divertidas de proteção contra o coronavírus

BOM JESUS DO GALHO – Em vídeo, os fantoches Lili e Gerê orientam os internautas sobre as principais formas de proteção ao coronavírus nas redes sociais da prefeitura da cidade.

Segundo integrantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19 de Bom Jesus, o teatro dos bonecos é uma forma divertida de envolver a população com a campanha de enfrentamento ao novo vírus.

Veja o vídeo:

https://www.facebook.com/prefsBomJesusDoGalho/videos/831424703927756/

O método de contação de histórias também ajuda a distrair, a aliviar os transtornos de ansiedade próprios deste período de distanciamento social, conforme a psicóloga Laura Knupp.

O teatro dos bonecos leva a assinatura da contadora de histórias Maria do Carmo Silva Pires Martins, a professora Kakau, que traz em seu currículo participações em eventos, como no Salão do Livro, promovido no Centro Cultural Usiminas; Vagão Cultural, realizado pela Vale; no projeto Árvore da Vida, a convite da Suzano Celulose (BA); contação de histórias para detentos; cerimoniais; abertura de ano letivo em escolas do Vale do Aço.

ARTE E PANDEMIA

Kakau observa que a arte tem sido fundamental para aliviar as muitas dores geradas pela pandemia. “Ai de todos nós se não fosse a literatura, o cinema, a poesia, a música e, claro, o teatro”, enumera.

A contadora de história comenta que pessoas de todas as idades compõem o seu público. “Por meio do teatro, é bem mais simples conscientizar as pessoas. Tanto as crianças quanto os adultos, os idosos – todos gostam muito da linguagem do fantoche e se encantam de maneira especial com os temas apresentados pelos bonecos, com o seu universo fantasioso. Enquanto está ali assistindo aos bonecos, a pessoa se subtrai um pouco da realidade para   habitar os terrenos mais férteis da imaginação. Esse estado de encantamento favorece a recepção da mensagem por meio de personagens fictícios que entregam conteúdos educativos, reais sobre a proteção das vidas”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com