Cidades

Faltam materiais para colher exame preventivo nos postos de Ipatinga

Prefeitura afirma que materiais foram enviados, mas unidade de saúde do Canaã ainda não recebeu o material para realização do exame preventivo

 

IPATINGA – As unidades de saúde de Ipatinga não estão realizando o exame de Papanicolau (exame preventivo) desde o final do mês de fevereiro. O motivo é que faltam os materiais necessários para a realização do exame. A informação foi passada por usuárias que tentaram marcar o exame.
A dona-de-casa Izabel Cristina Ribeiro tentou agendar o exame preventivo na última semana na unidade de saúde do bairro Cidade Nobre, mas não conseguiu. “Eu cheguei ao posto e fui à sala marcar o exame como de costume. Mas aí a enfermeira me informou que não tinha material para fazer o exame. E ela disse ainda que o problema começou no mês passado e nesse mês de março nenhum exame foi realizado ainda”, contou a dona-de-casa.

DEFICIÊNCIA
Ainda segundo Izabel, ela foi informada que deveria assinar o nome em uma lista de espera. “Eles me deram a lista com as pessoas que estavam esperando o exame, aí eu também deixei meu nome lá. E conforme a enfermeira me falou, eles vão entrar em contato por telefone quando os materiais chegarem. E enquanto isso eu vou ter que continuar esperando a Prefeitura resolver esse problema ou terei que pagar o exame particular”, disse Izabel.
Maria do Carmo também tentou marcar o exame e não conseguiu. Na unidade de saúde do bairro Canaã, a informação que recebeu foi a mesma. “Só esse mês já estive no posto tentando marcar o exame por três vezes e não consegui. Eles falaram que o material estava para chegar, mas ainda não chegou. A gente fica sem saber o que está acontecendo de verdade porque essa deficiência na saúde em Ipatinga é geral”, considerou a aposentada.

NÚMEROS

Em média, 50 exames preventivos são realizados por semana nos postos de saúde de Ipatinga. De acordo com uma enfermeira da unidade de saúde do bairro Cidade Nobre, que não quis se identificar, desde o início do ano a situação no posto tem piorado. “Os materiais estão em falta desde o início de fevereiro. E ainda assim, no mês passado nós realizamos só 100 exames porque depois os materiais acabaram”, revelou a enfermeira.
Na unidade de saúde do bairro Canaã, estava previsto um mutirão para realizar um maior número de exames. A data agendada seria o dia 17 de março, mas teve que ser alterada devido à falta de materiais.

IMPORTÂNCIA
O exame de Papanicolau ou preventivo é realizado em mulheres para verificar possíveis alterações nas células do colo do útero. Além disso, o exame pode detectar doenças pré-cancerígenas para assim combater o desenvolvimento do câncer logo no início. A recomendação médica é que mulheres, principalmente as sexualmente ativas, se submetam a um exame preventivo no mínimo uma vez por ano.

Prefeitura alega que os objetos foram entregues ontem; funcionários negam
Ipatinga
– A reportagem do DIÁRIO POPULAR entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Ipatinga para apurar a falta de material para realizar o exame Papanicolau ou preventivo. De acordo com informações da administração municipal, em momento algum houve falta de materiais para a realização do exame. Segundo a Prefeitura, o que ocorreu foi um atraso na entrega dos materiais, que é feita pelo fornecedor.
E que mensalmente, as 19 Unidades de Saúde do município recebem uma quantidade de materiais referentes à meta pactuada com o governo do estado e o Ministério da Saúde, um volume que corresponde ao número de usuárias cadastradas em cada unidade. A Prefeitura Municipal de Ipatinga informou ainda que nesta segunda-feira (19) todas as Unidades de Saúde receberam os materiais necessários para a realização szdo exame, conforme a programação da Secretaria Municipal de Saúde.

Contradição
Após a informação da Prefeitura, a reportagem fez novo contato com algumas unidades de saúde e constatou que os postos dos bairros Canaã e Cidade Nobre ainda não tinham recebido o material. “Eu trabalhei durante todo o dia e ainda não recebemos o material para realizar o preventivo. Por enquanto as coisas continuam do mesmo jeito e não sabemos quando os materiais vão chegar”, afirmou uma enfermeira do posto de saúde do Canaã.
Pelo telefone, uma funcionária da unidade de saúde do Cidade Nobre também informou que os exames não voltaram a ser agendados. E que o procedimento da lista de espera irá continuar até que os materiais faltosos sejam enviados ao posto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com