Cidades

Fabriciano terá delegados em Conferência Estadual

A Conferência teve como objetivo avaliar o processo de construção e reconstrução da rede de proteção à pessoa com deficiência      Foto: (Divulgação)

 

FABRICIANO – A 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Coronel Fabriciano, na semana passada, elegeu os sete delegados que participarão do encontro estadual, que acontece em junho, em Belo Horizonte. A Conferência contou com a participação de entidades do setor e teve como objetivo avaliar o processo de construção e reconstrução das redes Municipal, Estadual e Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A finalidade desses encontros é identificar avanços e desafios para a implantação das políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência. A Conferência Municipal discutiu perspectivas para a qualidade de vida dos deficientes, avaliou as políticas municipais desenvolvidas com foco nas pessoas com deficiência e propôs diretrizes para o seu aperfeiçoamento em Coronel Fabriciano.
A vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Coronel Fabriciano (CMPCD), Stela Maris Bretas Souza, enfatizou a importância do evento para informar a pessoa com deficiência e os familiares. “A sociedade ainda não respeita o deficiente, até por falta de conhecimento. A pessoa com deficiência não cobra, talvez por falta de informação. A luta pela conquista destes direitos é longa. Ela vem desde 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, lembra Stela Maris.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, Rubens Castro, um dos focos da Conferência foi saber como a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência reflete na sociedade. “As pessoas têm um instrumento em suas mãos e que precisa ser implementado. A rede municipal de saúde dispõe de alguns serviços voltados para a pessoa com deficiência”, comenta Rubens.
O sociólogo e presidente da Associação de Deficientes do Oeste de Minas Gerais (Adefon), Carlos Roberto da Silva, também participou da Conferência Municipal e proferiu uma palestra sobre “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”. “Precisamos avançar muito nesta área, principalmente na fiscalização das leis já existentes e na elaboração de outras que se fazem necessárias”, destaca.

DELEGADOS
A Plenária da Conferência elegeu sete delegados para a Conferência Estadual. Representando a sociedade civil foram eleitos: Giracema Fioravante Boaventura; Rosemar Aparecida Elimiliano e Agostinho Ramos de Medeiros. Pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Coronel Fabriciano, foi eleita Normalene Sousa Benedito. Representando o poder público, foram eleitos: Edson do Perpétuo Socorro e Almeida, Eliecir Lima e Neuza Mires Ferreira. A Conferência Estadual acontece nos dias 19, 20 e 21 de junho, em Belo Horizonte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com