Cidades

Fabriciano realiza o cadastro da população e trabalhadores da saúde para receberem a vacina contra Covid-19

Cadastro é voltado para pessoas com mais de 18 anos, residentes em Fabriciano, e trabalhadores da Saúde da rede privada

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza o cadastro de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais de saúde da iniciativa privada para receberem a vacina contra Covid-19. O levantamento visa atualizar as informações dos municípios junto à rede municipal, além de auxiliar no planejamento das próximas etapas da campanha de vacinação contra o Covid-19. O link está disponível no site da Prefeitura.

Ao clicar no banner “Cadastro Municipal de Vacinação contra Covid 19” o internauta é guiado para duas abas, uma para morador e outra para profissional de saúde da rede privada. Para o munícipe, a intenção da prefeitura é atualizar o cadastro junto ao SUS e ainda identificar pessoas que estão nos grupos prioritários. Já em relação aos profissionais de saúde, o formulário vai possibilitar o levantamento do número de doses necessárias para atender a todos. O prazo se encerra no dia 26 de fevereiro de 2021.

Nesta segunda-feira, 8, durante live semanal nas redes sociais, o prefeito Dr. Marcos Vinicius informou que solicitou a inclusão no cadastro de informações relativas a comorbidades. “Isso vai ajudar as equipes de vacinadores a dar prioridade no atendimento de quem possui doenças graves, como diabetes e insuficiência respiratória”, disse.

A prefeitura alerta que o cadastro tanto de munícipes quanto dos profissionais de saúde, passará por auditoria para confirmar a autenticidade e a legitimidade dos dados. Vale ressaltar que a imunização contra Covid-19 segue critérios, com a prioridade dos grupos mais suscetíveis a desenvolver quadro grave da doença e/ou expostos ao vírus, e acontecerá conforme a disponibilidade de doses, que são enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Menores de 18 anos podem ser cadastrados – a título de atualização dos dados junto à rede municipal de Saúde. No entanto, crianças e adolescentes não fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Os profissionais da rede privada de saúde que devem se cadastrar são: Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Biólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Odontólogos, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, profissionais da Educação Física, Médicos Veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outros). Trabalhadores de empresas funerárias que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados também devem se cadastrar.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, informa que no dia da vacinação, será exigida a identificação do profissional para comprovação funcional e de formação. Será necessário apresentar o crachá ou documento equivalente, RG ou CPF.

Caso não se identifique, o profissional não será vacinado. Todos os profissionais de estabelecimentos privados de saúde também devem informar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com