Cultura

Fabriciano quer registrar novos patrimônios culturais

FABRICIANO – A Gerência de Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano e o Conselho Municipal Deliberativo de Patrimônio Cultural realizaram novos pedidos de Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial. Os estudos são sobre o Circuito Gastronômico Rota de Sabores, a Semana Santa, Associação de Marujos do Cocais e Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora. O registro é uma forma de reconhecimento e busca a valorização desses bens, sendo visto como um instrumento legal.

DEPOIMENTOS

“Recebemos proposta para realizar tais registros e, após estudos, ficou concluído que eles seriam de grande importância para a preservação. Precisamos, agora, de depoimentos da comunidade manifestando sobre importância desses pareceres para dar continuidade no processo de Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial”, explica a coordenadora de Patrimônio Cultural de Fabriciano, Stela Moraes.

Os pareceres estão disponíveis no site da Prefeitura (www.fabriciano.mg.gov.br), no link “Patrimônio Cultural”. Se alguém da comunidade quiser se expressar sobre eles, deve enviar e-mail para stela.moraes66@gmail.com ou ligar para 3846-7701. Se preferir, pode também se manifestar, pessoalmente, na sede da Gerência de Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano, que fica na rua Moacir Birro, n° 429, Centro.

REGISTRO
O Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial define um programa voltado, especialmente, para esses bens. O decreto rege o processo de reconhecimento de bens culturais como patrimônio imaterial, institui o registro e, com ele, o compromisso do Estado em inventariar, documentar, produzir conhecimento e apoiar a dinâmica dessas práticas socioculturais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com