Cidades

Fabriciano quer implantar Câmara Mirim

Em uma possível parceria, a CMI auxiliaria a Câmara fabricianense na implantação do projeto por meio de suporte técnico e assessoramento (Crédito: CMCF)

FABRICIANO – O presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF), Marcos da Luz (PT), e o primeiro Secretário da atual Mesa Diretora, Xingozinho (PP), foram recebidos pelo também vereador e novo chefe do Legislativo ipatinguense, Ley do Trânsito (PSD), no fim da tarde de quinta-feira (10). No encontro, realizado na sala da presidência da Câmara Municipal de Ipatinga (CMI), os parlamentares fabricianenses apresentaram o desejo de contar com uma possível parceria entre as duas Casas Legislativas para a implantação da Câmara Mirim no município. O projeto desenvolvido pela CMI se tornou referência nacional em razão da grande participação de alunos das escolas das redes pública e particular localizadas na cidade.

Além dos três vereadores, a coordenadora da Câmara Mirim de Ipatinga, Elza Vieira de Paula, e os estudantes Durval Guimarães e Sneh Rao, que realizam um estudo de caso pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, sobre a atuação da Câmara Mirim ipatinguense, também participaram do encontro dessa quinta.

“Acho essa iniciativa da Câmara de Coronel Fabriciano muito interessante e fico até lisonjeada de ser convidada para participar dessa provável implementação do projeto. O Legislativo de Fabriciano só tem a ganhar com isso. Trata-se de um projeto que tem essa interação entre o Poder Legislativo e as escolas, e isso só vem a trazer benefícios para toda a comunidade”, destacou Elza Vieira de Paula.

Desenvolvido pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da CMI e com o objetivo de incentivar a cidadania, a Câmara Mirim mobiliza, a cada dois anos, quase todas as escolas do município. São eleitos 52 vereadores mirins, divididos em quatro mandatos, cada um com seis meses de duração. Toda escola participante elege um vereador e um suplente.

Em parceria com as instituições de ensino, a Câmara ipatinguense abre espaço para que os adolescentes participem de diversas atividades durante o ano e conheçam, de perto, o papel da CMI. O projeto visa orientar os alunos sobre a finalidade e a importância do Legislativo.

RESOLUÇÃO
Em 2010, a aprovação de uma Resolução nº 337, de autoria do próprio vereador Marcos da Luz, instituiu a Câmara Mirim no âmbito da CMCF. No entanto, segundo o atual Presidente do Legislativo fabricianense, na ocasião, não foi possível concretizá-la. De acordo com o presidente, a CMI auxiliaria a Câmara fabricianense na implantação do projeto por meio de suporte técnico. “Conversaremos também com a Secretária Municipal de Educação, Professora Glória Giudice, e ainda procuraremos a Superintendente Regional de Ensino, Professora Maria do Carmo Silva Melo, para iniciar esse processo, que começa em parceria com os outros órgãos, com os outros municípios e com a educação de tempo integral”, disse o parlamentar.

Ley do Trânsito confirmou que a Câmara de Ipatinga apoiará um provável convênio. Após consultar a Assessoria Jurídica da CMI, o vereador assegurou que, inicialmente, não há impedimentos legais para a realização desse compromisso entre as duas Casas Legislativas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com