Cidades

Fabriciano promove atendimento de saúde bucal no Lar dos Idosos

FABRICIANO – Dando continuidade à reorganização da Atenção à Saúde Bucal, a Prefeitura de Coronel Fabriciano iniciou diversas ações no Lar dos Idosos, no bairro Nazaré. O trabalho começou com a distribuição de escovas, creme dental e capacitação dos funcionários do local para escovação bucal supervisionada diária dos residentes.

A equipe de saúde bucal também realizará triagem para verificar quais idosos necessitam de tratamento odontológico básico ou especializado, para encaminhamento aos dentistas das Unidades de Saúde ou referenciamento aos profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de acordo com a necessidade.

A gerente de Saúde Bucal da Prefeitura, Christine Mendonça, explica que o envolvimento familiar ou dos cuidadores, somado à interação com as equipes de Saúde, faz parte da Atenção em Saúde Bucal à Terceira Idade. “Nossa intenção é expandir esse atendimento na Atenção Básica para ofertar aos idosos toda a assistência odontológica necessária. E, assim, garantir seu bem-estar, qualidade de vida, resgate da autoestima, além da melhoria da mastigação, estética e comunicação”, destaca.

AVALIAÇÃO CRITERIOSA

A equipe de Saúde Bucal ainda realiza uma avaliação criteriosa para detecção de lesões de tecidos moles, doenças periodontais, cáries de raiz, xerostomia (boca seca), edentulismo (ausência de dentes), halitose (mau hálito), dificuldade de higienização, mastigação e deglutição. Também é verificada, junto a esse público, a necessidade de prótese ou uso de prótese mal adaptada, além do diagnóstico precoce do câncer de boca.

Na avaliação da gerente, por meio de uma rotina de prevenção é possível manter íntegros os dentes durante o envelhecimento. “Para isso, é necessário que a prevenção se torne um hábito, ou seja, é preciso cuidar dos dentes todos os dias, durante toda a vida”, finaliza Christine Mendonça.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com