Cidades

Fabriciano promove ações durante “Mês do Meio Ambiente”

FABRICIANO – No próximo sábado, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Fabriciano, a data será lembrada com uma vasta programação para sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância da preservação ambiental. Ao longo do mês de junho, estão previstas blitzen educativas, distribuição e plantio de mudas, treinamentos e entrega de equipamentos públicos revitalizados. A programação completa está disponível no site www.fabriciano.mg.gov.br.

A programação no município está alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (OSD) e consonante com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Em nível mundial, a data marcará a “Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030”. Já em nível municipal, a programação vai reforçar a importância de ações locais e individuais – muitas vezes simples – para o Meio Ambiente como um todo.

ECOSSISTEMAS

O gerente de Meio Ambiente, Ivan César Oliveira destaca a importância da data e da urgência do envolvimento de todos na recuperação do Meio Ambiente. “A restauração dos ecossistemas pode, e deve ser realizada de várias formas: do plantio de mudas, recuperação de áreas degradadas e de nascentes até conservação da biodiversidade no entorno e do descarte correto do seu lixo. Por isso, decidimos por uma programação variada, com parcerias, para enfatizar que o apoio de todos é vital nesta causa”, explica Ivan César.

A iniciativa é da Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação; com apoio das Secretarias de Governança de Obras e Serviços Urbanos e Estratégica da Qualidade, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Econômica; e parcerias com CODEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Agência Metropolitana do Vale do Aço, 5º Pelotão de Bombeiros da PMMG e Comando de Policiamento do Meio Ambiente.

GRUTA NA CIDADE; MIRANTE NA ÁREA RURAL

Durante o mês do Meio Ambiente, a Prefeitura vai entregar dois equipamentos públicos totalmente revitalizados: Gruta de Santa Terezinha e Mirante Pedra dos Cem Homens. Os dois pontos turísticos foram construídos pela comunidade há várias décadas, no entanto, careciam de melhorias. Para recuperar os dois locais, a Prefeitura investiu R$ 32 mil assegurados junto à Agência Metropolitana do Vale do Aço, via multas e compensações ambientais do CODEMA.

No dia 8 de junho, será entregue a Gruta de Santa Terezinha, onde está também localizada uma nascente urbana. Lá foram feitas limpeza da encosta e do entorno, plantio de mudas e a reforma da gruta, construída e mantida pela comunidade. No dia 9 de junho, será a vez da comunidade da Serra dos Cocais receber o “novo” Mirante da Pedra dos Cem Homens, também conhecido como Toca do Boi. Construído na década de 50, o Mirante ganhou novo piso, telhado e banquinhos para os turistas apreciarem a bela vista da Mata Atlântica.

CURSOS GRATUITOS E FOSSAS SÉPTICAS

Capacitações gratuitas, com impacto em curto prazo no meio ambiente e qualidade de vida da população, também fazem parte da programação. Serão ofertados 3 cursos, com aulas teóricas e práticas, em parcerias com SENAR e Bombeiros.

Do dia 31 de maio a 2 de junho, será ofertado o “Curso Operacional de Drone: Mapeamento Ambiental”, no Sítio Bosque Verde, no Morada do Vale. Já o “Curso de Instalação e Manejo de Fossas Biodigestoras (Sépticas)” será ministrado em duas turmas: nos dias 31 maio a 2 de junho, no Santuário Diocesano, no bairro Córrego Alto; do dia 3 a 5 de junho, na comunidade Nova Estrela, na Serra dos Cocais. Encerrando a programação, nos dias 24 e 25 de junho, será ofertado o “Curso de Brigada de Incêndio”, no auditório do Paço Municipal.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas junto à Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura. Todas as atividades são gratuitas.

SERVIÇOS

Gerência de Meio Ambiente.

Atendimento: segunda à sexta-feira, 8h às 18h

Prefeitura de Coronel Fabriciano, 2º andar (Prédio Principal)

Telefone: (31) 3406-7595.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com