Cidades

Fabriciano prepara projeto para recolher ISS de cartórios

(Crédito: ACS/PMCF)

 

FABRICIANO – Nesta semana, a Prefeitura de Coronel Fabriciano encaminha à Câmara de Vereadores projeto de Lei que institui o Programa Refis-Cartórios e estabelece normas para apuração e recolhimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para tabeliães, notários e similares. A Administração Municipal discutiu a elaboração do projeto de lei juntamente com os titulares dos cartórios. Uma reunião entre as duas partes foi realizada, no gabinete da prefeita Rosângela Mendes, na última segunda-feira (1º).

A iniciativa visa a garantir ao município o recolhimento dos serviços prestados pelos cartórios, o que contribui para aumentar a arrecadação municipal. “Os recursos provenientes do ISS ficam integralmente no município, ajudando a Administração a investir mais em Saúde, Educação e Obras Públicas. Lembrando que os investimentos são corretamente aplicados, respeitando o mínimo de 25% para a Educação e 15% para área da Saúde, conforme determinado por Lei”, destaca a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes.

O secretário municipal de Finanças, Erivaldo Moreira Andrade, explica que a proposta do município irá resolver uma questão que já vinha sendo discutida, judicialmente, em todo o país. “O Supremo Tribunal Federal já deu entendimento no sentido da constitucionalidade da incidência do ISS sobre os serviços de registros públicos, cartorários e notariais.

Com o projeto de lei, o Poder Executivo de Fabriciano possibilita aos cartórios a adesão, por via administrativa, ao Programa de Recuperação Fiscal”, informa. Pelo projeto de Lei, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de registradores, escrivães, tabeliães, notários e similares será calculado tendo como base os valores referentes aos atos notariais e registros praticados, deduzindo-se os valores destinados ao Estado e a outras entidades públicas por força de lei. Atualmente, o recolhimento do ISS não era feito pelos serviços prestados nos cartórios.

“Como existe um período sem recolhimento, o município criou o projeto para regularizar essa questão. Tal medida irá permitir o recolhimento dos valores referentes aos últimos cinco anos, além do recolhimento do exercício atual”, observa o secretário de Finanças. O Refis-Cartórios permitirá o parcelamento dos débitos em até 60 vezes ou desconto para pagamentos à vista. Todas as formas de pagamentos terão descontos escalonados.

DIÁLOGO
O projeto para regularizar esses débitos, de forma mais rápida, evitando notificações por parte do município e cobranças por vias judiciais, foi discutido com os cartórios e bem recebido por seus representantes. O tabelião do 1º Ofício de Notas de Coronel Fabriciano, Daniel Ragazzi de Azevedo, ressalta a importância do diálogo realizado pela Administração Municipal.

“É uma atitude louvável da prefeita e seu secretariado ter conversado com notários e registradores dos cartórios antes de determinar e encaminhar esse projeto de lei. O Programa de Recuperação Fiscal dará oportunidade aos cartórios de financiar e regularizar os débitos existentes. Temos a certeza do cumprimento fiel da utilização dos recursos vindos dos rendimentos dos cartórios por parte do município”, analisa Daniel Ragazzi de Azevedo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com