Cidades

Fabriciano inova com gastronomia social e receitas da agricultura familiar

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura e com apoio da Secretaria de Governança Educacional, desenvolvem mais um projeto inédito: o Gastronomia Social. A iniciativa visa valorizar a produção local associada ao turismo, estimular novas experiências gastronômicas e gerar alternativas sustentáveis de emprego e renda na cidade.

A estreia do projeto, com cardápio mais do que aprovado pelo público, foi no Gastronomia com Rock, realizado em setembro último. Entre as delícias: cookies de casca de banana com gotas de chocolate, brigadeiro gourmet de banana, bolo no pote de mandioca, nutella de mel, bolo de jabuticaba e outros. A última capacitação do grupo aconteceu na zona rural da cidade nesse domingo, 20/10.

O trabalho envolve produtores, a maioria mulheres, das Associações dos Produtores Independentes do Cocais (Apprico) e dos Agricultores Familiares da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agrifarm). No próximo dia 2 de novembro, o grupo do Gastronomia Social expõe novas receitas na 1ª Feirinha da Serra dos Cocais, na Praça dos Tropeiros, das 16h às 18h.

GASTRONOMIA SOCIAL

Uma das idealizadoras da iniciativa, a gerente de Turismo, Betinna Tassis explica os pilares e objetivos do Gastronomia Social. “A Gastronomia sempre esteve associada ao Turismo. E o objetivo do projeto é gerar renda a partir de produtos inovadores, criativos, com qualidade e ‘gourmet’ usando insumos básicos da agricultura familiar local. Logo, colaboração, equidade, integração e transformação humana são ingredientes do Gastronomia Social”, conclui.

Marly Rocha, produtora de bananas, está muito satisfeita. “Com o projeto juntamos com outras mulheres da Serra dos Cocais que são produtoras e recebemos orientações. É uma forma para ganhar o nosso próprio dinheiro e agregar valor ao que já produzimos. Produzo bananas e faço receitas a partir deste ingrediente. E quero aprender cada vez mais”, disse.

RECEITAS EXCLUSIVAS

As práticas e os planos executados dentro da Gastronomia Social surgem para contribuir com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Como também, se baseia em ferramentas para combater a fome, pobreza e desperdício e, o mais importante, gera renda para as participantes.

A nutricionista e gastrônoma Renata Leite, gerente da Alimentação Escolar, considera relevante o desenvolvimento da iniciativa que parte dos princípios que norteiam a nutrição e a gastronomia. “Quando desenvolvemos produtos com alimentos que sejam abundantes em nossa região e alimentos que sejam aproveitados integralmente conseguimos contribuir para o desenvolvimento sustentável” comenta. As receitas são todas produzidas com alimentos locais, como mel, banana, jabuticaba e mandioca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com