Cidades

Fabriciano inicia atividades da Semana da Consciência Negra

 A Prefeitura de Coronel Fabriciano está promovendo a Semana da Consciência Negra. A atividade segue até sexta-feira (20), data que marca a comemoração ao Dia da Consciência Negra (20). O evento é realizado pela Secretaria de Educação e Cultura e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, em parceria com o Unileste e o Grupo Rizoma.

A Semana terá uma programação diversificada e gratuita, grande parte das atividades destinadas a estudantes do município. Entre elas estão: oficinas, exibição de filmes, roda de conversa, exposição de trabalhos artísticos e culturais, caminhada e apresentações artísticas e culturais. Alunos da rede municipal de ensino também estão realizando apresentações sobre o tema nas escolas e no Centro de Arte e Educação, no Melo Viana.

A chefe da seção de Cultura e Promoções da Prefeitura, Lourdes Paiola, destaca que o evento fortalece a identidade do povo brasileiro e a promoção da igualdade racial. “Por meio do evento, chamamos a atenção da sociedade para as desigualdades que ainda existem no país. É uma data importante e que não poderia ficar de fora do nosso calendário de eventos”, ressalta Paiola.

O Dia da Consciência Negra foi instituído no Brasil em 2011, por meio da lei 12.519. Celebrada em 20 de novembro, a data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Já a lei 10.639, de 2003, instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, levando aos alunos temas como: luta dos negros no Brasil; inserção do negro no mercado de trabalho; racismo, entre outros.

Programação

Quarta-feira (18)
18h30: Roda das pretas “Sobre a dor e a delícia de ser mulher negra”
Local: Espaço Dom Lara/TV UNI

Quinta-feira (19)
19h: Apresentação de trabalhos da professora Marlene de Araújo e da estudante Helem do curso de Pedagogia do Unileste.
Apresentação cultural de estudantes do curso de Pedagogia do Unileste.
Local: Auditório Senhor Zezinho – Unileste
Quinta-feira (19) e sexta feira (20)
Exposição de trabalhos artísticos e culturais de estudantes da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano
Local: Terminal Rodoviário

Sexta-feira (20)
8h: Caminhada Afro-Brasileira pela Promoção da Igualdade Racial
Percurso: Praça Salgado Filho (antigo Barrilzinho) até a Praça da Estação
13h30: Exibição do filme “Kiriku e a Feiticeira”
Local: Espaço Dom Lara/TV UNI
18h30: Noite cultural da Consciência Negra
Local: Praça da Estação

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com