Cidades

Fabriciano inaugura Unidade de Hidratação

Estrutura foi montada para atender às demandas do período de epidemia; após o controle da doença, o espaço não será mais utilizado      (Crédito: Divulgação PMCF)

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano inaugurou, nesta terça-feira (15), a Unidade de Hidratação. O início dos atendimentos foi marcado pela visita da prefeita Rosângela Mendes, do vice Bruno Torres, dos secretários municipais e autoridades. O centro de referência em atendimento a pacientes com dengue, que tem parceria com o Estado, está localizado na rua Rubi, 63, Bom Jesus (prédio da Antiga Fundação).

A Unidade de Hidratação conta com uma equipe formada por nove médicos, oito enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem e funciona de segunda a domingo, durante 24 horas. “Com essa ação, melhoramos a assistência aos pacientes com dengue e evitamos que o Hospital São Camilo superlote com esses atendimentos, evitando o sacrifício de outros atendimentos”, afirma Rosângela Mendes.

O secretário de Saúde da Prefeitura, Rubens Castro, destacou que a Unidade de Hidratação vai funcionar de forma provisória. “Essa estrutura foi montada para atender as demandas desse período de epidemia. Após o controle da doença, esse espaço não será mais utilizado”, contextualiza o secretário.

ATENDIMENTOS
A orientação é que as pessoas com sintomas de dengue – febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos – devem continuar procurando a Unidade de Saúde mais próxima de casa. Nestes locais, as pessoas receberão atendimento adequado e, caso o resultado do exame apresente alguma alteração, serão encaminhadas à Unidade de Hidratação. “Vale ressaltar que a Unidade de Hidratação somente receberá demanda espontânea após as 18h e aos finais de semana. Os pacientes com alterações mais graves serão encaminhados ao Hospital São Camilo”, afirma Rubens Castro.

COMPLEXO HOMEOPÁTICO
Como reforço à prevenção da dengue, as Unidades de Saúde iniciaram mais uma distribuição de doses do complexo homeopático. O medicamento, que não funciona como vacina, é utilizado para atenuar os sintomas da dengue. A orientação é para que todos os moradores recebam as doses homeopáticas, mesmo aqueles que tomaram o medicamento nos anos anteriores. O complexo não tem nenhuma contraindicação, podendo ser aplicado a pessoas de qualquer idade. As doses são oferecidas pelo município desde 2009, na gestão do ex-prefeito Chico Simões.

DEMAIS AÇÕES
Outra ação preventiva de destaque, em parceria com o Estado, é o Dengue Móvel e Dengômetro, que desde segunda-feira (14) vêm percorrendo praças da cidade. Por meio dessas intervenções, a população pode trocar reclicáveis (pneus, garrafas pet e latas) por material escolar e receber mais orientações sobre formas de prevenção, sintomas e formas de tratamento da doença. A ação foi realizada na praça do São Domingos, na quadra do Santa Cruz, sempre das 9h às 16h, e encerra nesta quarta-feira (16), na rua Itália Zagnoli, no Jardim Primavera.

Ao longo do ano, a Prefeitura de Fabriciano também promove diversas ações preventivas permanentes, como a vistoria nos domicílios e distribuição gratuita de microtelas para tampar caixas d’água. Atualmente, 55 agentes de endemias realizam visitas domiciliares para combate aos focos da dengue.

Para agendamento de visita dos agentes de endemias, denúncia de suspeita de foco de dengue ou solicitação de microtelas, basta ligar para 0800 285 7790. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

 

Cidade tem menor LIRAa da região
Fabriciano
– A Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou, nesta terça-feira (15), o novo Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa). O índice apurado pelo município foi de 1,6%, o menor entre as cidades do Vale do Aço. Houve uma diminuição em relação ao ano de 2012, quando, no mesmo período, Fabriciano registrou 3,5%. A redução indica que as ações de combate à dengue têm surtido efeito no município. Os bairros com maior concentração de focos da dengue são Amaro Lanari, Giovannini, Santa Cruz, Ponte Nova, São Domingos, Caladão e Surinã.

A coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde, Amanda Fernandes, destaca que 100% dos focos foram encontrados no interior das casas. “A Prefeitura tem cumprido o seu papel, por meio do desenvolvimento de campanhas constantes e ações em toda cidade para eliminar os focos. Mas é preciso que os cidadãos redobrem os cuidados em casa, para que esse índice diminua”, afirma a coordenadora.

Notificações
De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica, foram notificados 1.863 casos de suspeita de dengue em 2012. Deste número, foram confirmados 1.178 casos. Somente nestas duas primeiras semanas deste ano, já foram notificados 717 casos de suspeita de dengue.

“Os agentes continuam realizando ações de prevenção, orientação aos moradores e eliminação dos focos da dengue. Reforçamos a importância de cada cidadão vistoriar a própria casa, mantenha o quintal limpo, não jogando lixo em lotes vagos e córregos. Pedimos também para que seja verificado, pelo menos duas vezes por semana, se a calha, os vasos de plantas e os bebedouros de animais estão acumulando água”, enfatiza Amanda Fernandes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com