Cultura

Fabriciano encerra Jornada Mineira de Patrimônio Cultural

FABRICIANO – As atividades da 4ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural de Coronel Fabriciano terminam nesta sexta-feira (27). O “Encontro de Grupos de Culturas Populares” é o evento que fecha as ações da Jornada, a partir das 19h, na Praça da Estação. A programação conta com apresentações de grupos de catira, capoeira e marujada. Outra atração da noite é o espetáculo “No Reino do Calamaço”, da Cia. Bruta de Teatro.

A 4ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural em Fabriciano teve início no dia 14 deste mês e foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). A jornada acontece de dois em dois anos.

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Os grupos de Capoeira Malês, do mestre Nem do Amaro Lanari e Ominira, do Mestre Edmilson, do São Vicente, e a Marujada do Cocais apresentam manifestações da cultura afro-brasileira. Os alunos da rede municipal atendidos no Núcleo Ivano Bessa (Curumin) fazem duas apresentações, sendo uma de dança catira e outra de dança do boi, baseada na tradição de Parintins, no Amazonas. O Grupo de Marujos do Cocais também se apresenta.

NO REINO DO CALAMAÇO

Ainda no evento, a Cia. Bruta de Teatro apresenta a peça “No Reino do Calamaço”. O espetáculo, escrito em literatura de cordel, fala de um reino governado por um rei tirano que impõe todas as suas leis à sociedade. Tudo muda quando nasce uma criança que traz a esperança de tempos melhores para o povo de Calamaço. O intérprete-criador Thiago Vaz (Ramerrão) e os atores convidados Alexandre Vitória (Reinoceronte), Eunice Profeta (Rainha Elviralata) e Wyllon Jheffer (Ebralim) contam essa história lúdica com um rico discurso político.

A peça foi encenada em grandes festivais, entre eles: Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Ipatinga; Seminário de Educação e Salão do Livro do Vale do Aço; Programação do Aniversário da Cidade, em Ipatinga; Festival Internacional de Teatro de Caxias do Sul; Festival Nacional de Teatro de Ipatinga, de Timóteo, de Juiz de Fora e de Peçanha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com