Cidades

Fabriciano discute ações de combate a incêndios

ACS PMCF

FABRICIANO – Preocupados com o crescente índice de focos de incêndio na região, neste período de estiagem, representantes da Prefeitura de Fabriciano e o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros estiveram reunidos, nesta terça-feira (6). O objetivo foi discutir ações preventivas, educativas e de combate às queimadas no município. A reunião contou com participação do vice-prefeito, Bruno Torres; o diretor de Meio Ambiente, Fabiano Silva; o chefe de seção da Defesa Civil, Irnac Valadares; o tenente Ferraz e o soldado Lalnon.

Durante o encontro, foram levantadas as principais localidades atingidas por incêndios no município, nas últimas semanas, como as Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Biquinha e do Cocais. “Dados do Instituto Estadual de Florestas (IEF) confirmam mais de 11 mil focos de queimadas em Minas Gerais, de setembro até início de outubro. Em Fabriciano, mais de 12 bairros foram atingidos, entre eles Belvedere, Recanto Verde, Horto Baratinha, Nova Tijuca, Silvio Pereira II, Caladinhos, Morada do Vale, Amaro Lanari, Aparecida do Norte e JK”, relatou o chefe de seção da Defesa Civil de Fabriciano, Irnac Valadares.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Tiago Ferraz, acredita que parte dos incêndios aconteçam por falta de conhecimento, informações e ações indevidas. “Muitas vezes, moradores das proximidades das matas usam o fogo para eliminar carrapatos, espantar mosquitos e até mesmo acabar com o mato alto no quintal, mas esquecem que esse fogo pode alastrar para a mata e causar incêndios incontroláveis. O que causa prejuízos enormes, com morte de animais e devastação das matas”, esclarece.

Ações preventivas

Com a proposta de minimizar os incêndios no município, a Administração de Fabriciano propôs uma parceira com o Corpo de Bombeiros para formar e capacitar equipes de brigadas de incêndio. “A ideia é criar equipes de voluntários nos diferentes territórios do município. Esses grupos seriam capacitados e receberiam equipamentos para colaborar na eliminação de focos iniciais de incêndio”, explica o vice-prefeito de Fabriciano, Bruno Torres.

Outra proposta é a realização de blitzes educativas para sensibilizar a população sobre os cuidados para prevenção de focos de incêndio. “Vamos iniciar as articulações para realização das blitzes, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Ambiental. Também vamos levantar todas as necessidades para formação e capacitação das brigadas de incêndio voluntárias. Acredito que essas ações serão importantes para prevenir as queimadas”, destaca o diretor de Meio Ambiente, Fabiano Silva.

Em caso de focos de incêndio, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Casos de denúncia podem ser feitas na Defesa Civil da Prefeitura de Fabriciano, pelo telefone 199, ou no Disque Denúncia 181.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com