Cidades

Fabriciano combate violência contra idoso e trabalho infantil

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Social, trabalha neste mês duas datas consideradas essenciais no trabalho de proteção social: 12 de junho (Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil) e 15 de junho (Dia de Conscientização da Violência Contra o Idoso). O objetivo da secretaria é levar à sociedade debates sobre os temas e alertar para a necessidade de combater a violência e a exploração contra a criança e contra a pessoa idosa.

“Durante a pandemia estamos vivendo o aumento exponencial dos casos de trabalho infantil e de violência contra a pessoa idosa. A diminuição da renda das famílias, a privação de convivência e a interrupção das aulas foram fatores decisivos para esse aumento, agora é necessário que a sociedade se mobilize sobre a importância de proteger crianças, adolescentes e idosos”, afirma Letícia Godinho, Secretária de Governança Social.

CAMPANHA

Para lembrar as duas datas, a secretaria preparou uma intensa campanha nas redes sociais uma vez que os eventos presenciais ainda estão restritos no município devido à pandemia do coronavírus. As campanhas contam com o apoio do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal do Idoso. Cartazes, panfletos, lives e blitz educativas fazem parte da programação.

TRABALHO INFANTIL

Desde 2017, o município leva às escolas e entidades que abrigam crianças e adolescentes, um trabalho de conscientização e combate à exploração de crianças em trabalho infantil com palestras, oficinas e atendimentos individuais de casos, abordando acolhimento, denúncias e os serviços para atendimento, nesse ano será utilizada a mesma estratégia para o combate ao trabalho infantil.

“Não se considera trabalho infantil qualquer tipo de trabalho, mas aqueles em que colocam as crianças em situação de perigo, que as afastam da escola, as colocam vulneráveis a criminalidade e ao tráfico de drogas, é o trabalho que rouba uma fase decisiva da vida, de brincar, desenvolver, aprender e fazer vínculos”, diz.

Especialistas alertam que além de prejudicar o desenvolvimento, o trabalho infantil expõe crianças a riscos e favorece a evasão escolar e o aliciamento para crimes. Em Coronel Fabriciano, as denúncias podem ser feitas por meio da Polícia Militar (190), CREAS (3406 – 7399) e do Disque 100 da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com