Cidades

Fabriciano capacita enfermeiros para notificar casos de violência

FABRICIANO – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano promoveu, nesta semana, uma capacitação para os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do município. O objetivo foi sensibilizar os profissionais sobre a importância das notificações de casos de violência atendidos nos serviços de saúde e preenchimento correto da ficha de notificação.

Durante a capacitação, promovida pela referência técnica da Superintendência Regional de Saúde, Aline dos Santos, foram apresentados os conceitos e principais formas de violência: física, sexual, psicológica, negligência e abandono. “A violência se tornou um problema de saúde pública. Principalmente os acidentes, porque são os que mais oneram o SUS, superando os gastos com as doenças crônicas”, explica Aline.

A partir da capacitação, o município espera obter notificações dos casos de violência atendidos nos serviços de saúde, para que as informações epidemiológicas sejam mais próximas da realidade. “Queremos que os enfermeiros notifiquem os casos de violência, seja por relato dos pacientes ou a própria observação durante o atendimento. Ao serem notificados, esses dados passam a constar em nosso relatório, para melhor avaliação dessa realidade no município”, explica a gerente de Vigilância em Saúde, Amanda Lacerda.

Vale destacar que a notificação não é denúncia do caso de violência à polícia, que não cabe investigação por parte do serviço de saúde. “Notificar significa registrar dados sobre o caso, como tipo de violência, quando aconteceu, qual a motivação, local onde a agressão foi feita, característica da pessoa agredida, entre outros”, afirma a gerente.

DENÚNCIA

Não faz parte do protocolo de atendimento do profissional de saúde a denúncia de casos de violência à polícia. A própria pessoa agredida é que precisa procurar esse serviço. “Caso o paciente necessite de auxílio e orientação, ele é direcionado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que receba toda a assistência. E a partir de aconselhamento e orientação a pessoa se sente preparada para realizar a denuncia à polícia”, finaliza Amanda Lacerda.

O Creas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Amazonas, nº 148, no bairro dos Professores. O atendimento é direcionado a crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência que foram vítimas de violência ou abandono, a partir de encaminhamento dos Ministérios Público e Judicial, do Conselho Tutelar, da rede socioassistencial do município e de demandas espontâneas que chegam ao local. Mais informações pelo telefone 3846-7731.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com