Cidades

Fabriciano amplia horário do comércio para “evitar aglomeração”

FABRICIANO – O prefeito Marcos Vinicius Bizarro assinou um novo Decreto Municipal nº 7.246/2020 autorizando o comércio e prestadores de serviços a funcionar de segunda a sexta-feira, até às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. A nova flexibilização visa justamente evitar aglomerações no comércio local, já que nos municípios vizinhos o setor está impedido de funcionar ou atendendo em horário reduzido pré-definido.

Em Fabriciano, quem opta pela abertura – inclusive, no novo horário estendido – se compromete com normas de higiene, segurança e prevenção do COVID-19 tanto para o funcionário quanto o cliente. Dentre elas, a obrigatoriedade do uso de máscaras, fornecimento de álcool em gel a 70°, medidas de limpeza e restrição de acesso no interior dos estabelecimentos, limitado a um cliente a cada quatro metros quadrados e demarcação de espaços para filas, afastamento das atividades e encaminhamento aos serviços municipais dos funcionários que apresentam sintomas para o diagnóstico e tratamento.

TERMO DE COMPROMISSO

O proprietário e responsável pelo estabelecimento também assina um termo de compromisso, afixado em local visível, em que garante a ciência e cumprimento das regras previstas nos decretos municipais anteriores, já divulgadas amplamente. Além disso, a Prefeitura intensificou a fiscalização e mantém equipes de plantão, com punição em caso de descumprimento das regras de segurança.

“A restrição ou redução do horário do comércio local incentiva, colabora e favorece a aglomeração de pessoas, pois com menos tempo um número maior se aglomeram para adquirir o que lhe é essencial, não tendo alternativas para aquisição em outros horários se vendo obrigadas a deixarem suas residências somente no horário reduzido pré-definido”, considerou o Jurídico Municipal no decreto.

LEITOS DE UTI

“Nesta semana, a Prefeitura entregou 40 leitos exclusivos no Hospital Dr. José Maria Morais, sendo 20 de UTIs, para tratar casos de maior gravidade da doença, ainda sem ociosos”, informa a Prefeitura. Fabricianenses com suspeita ou quadro leves também são assistidos pelos serviços de Tele Orientação – EuSaúde, pelo telefone (31) 99674-7263 e presencialmente, no Centro de Referência de Enfrentamento ao Coronavírus, na rua Albert Scharlet, s/n, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Até o momento, o município não registrou óbitos da doença ou casos de maior gravidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com