Cidades

Fabriciano alerta sobre sintomas de tuberculose

FABRICIANO – Se você está com tosse há mais de 15 dias, fique atento: esse é o principal sintoma da tuberculose. O alerta é do Programa Municipal de Combate à Tuberculose e Hanseníase da Prefeitura de Coronel Fabriciano. A doença é causada por uma bactéria que ataca, principalmente, os pulmões ou outros órgãos. E pode ser transmitida de pessoa por pessoa ao espirrar, tossir e falar. Quando diagnosticada cedo, a tuberculose tem cura.

“O principal sintoma da doença é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor noturno”, explica a enfermeira responsável pelo Programa em Fabriciano, Brenda Almeida de Oliveira.

TRANSMISSÃO

A pessoa com tuberculose transmite a doença ao tossir, falar ou espirrar, pois expele as bactérias no ar, que podem ser aspiradas por outra pessoa. “Caso apresente os sintomas da tuberculose, procure rapidamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, para diagnóstico e realização de exame. Assim, é possível evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, orienta a enfermeira.

A partir do diagnóstico, o paciente inicia o tratamento, que é gratuito e consiste em medicação via oral. “O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente, sem interrupção. Quinze dias do início da medicação, o paciente já não transmite mais a doença”, relata Brenda.

INTERRUPÇÃO
Como o tratamento dura alguns meses, é comum que alguns pacientes abandonem a medicação quando deixam de sentir os sintomas da doença. “E isso é muito ruim. Quando a pessoa deixa de ingerir a medicação, a bactéria se fortalece. E quando o paciente decide voltar ao tratamento, ele se torna mais prolongado. Vale lembrar que o tratamento só irá terminar quando o médico diagnosticar a cura da doença”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com