Cidades

Fabriciano aguarda liberação de recursos para Instituto Federal

(Crédito: ACS/PMCF)

FABRICIANO – O processo de implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) em Fabriciano foi debatido durante audiência pública realizada, nesta quarta-feira (16), na Câmara de Vereadores. Durante o evento, o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva, anunciou que é aguardada a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União para liberação de R$ 7 milhões. Os recursos serão destinados à reforma e ampliação do prédio para instalação do Instituto.

A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, participou da reunião realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e presidida pelo deputado estadual Paulo Lamac. Rosângela relembrou todo o processo realizado pelo município para conseguir a confirmação de uma unidade do IFMG em Fabriciano. A Prefeitura encaminhou projetos, acompanhou visitas técnicas de representantes do Ministério da Educação (MEC) e IFMG, além de doar o imóvel onde funcionará a unidade de ensino técnico e superior.

“É um comprometimento de nosso governo atuar para a implantação do IFMG em Fabriciano. O município tem poucos recursos, mas conta com uma equipe técnica muito qualificada e empenhada”, destaca Rosângela Mendes. “É importante destacar e agradecer a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Câmara Municipal nessa discussão, para unirmos força. Continuaremos cobrando do Governo Federal a publicação da portaria e a consequente liberação dos recursos para efetivar a instalação do Instituto”, completou a prefeita.

PORTARIA
Segundo o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva, ainda falta uma portaria do Ministério da Educação que autoriza a criação da unidade em Fabriciano. “Assim que essa portaria for publicada no Diário Oficial, será possível iniciar a licitação para reforma do prédio. Estaremos junto com a Prefeitura para conseguir apoio financeiro dos órgãos competentes”, explica o reitor.

A secretária de Educação e Cultura de Fabriciano, Glória Giudice, lembrou que a luta para a implantação de um campus do IFMG é antiga. “É importante a audiência para dividir com o público as nossas expectativas e mostrar que não medimos esforços para ver esse sonho concretizado”, comenta a secretária de Educação, Glória Giudice.

LOCAL
O IFMG funcionará na rua Rubi, nº 63, no bairro Bom Jesus, na Antiga Fundação, onde funcionava a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde. A edificação é avaliada em R$ 4 milhões e tem, aproximadamente, 4.100 m². Os cursos que serão ofertados pelo IFMG serão definidos após audiência pública a ser realizada no município e um estudo de mercado na região.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com