Cidades

Fabriciano adere a movimento contra retrocessos na saúde mental

FABRICIANO – Nesta segunda-feira (14), profissionais de saúde, usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) da Prefeitura de Fabriciano participaram de um movimento nacional de abraço simbólico em todos os Caps do país, o AbraçaRaps. O manifesto aconteceu na Praça Louis Ensch, às 14h, em frente ao prédio principal da Prefeitura, no Centro. O movimento também foi realizado em diversas cidades de diferentes estados do Brasil.

PROTESTO

O ato é um protesto contra a decisão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, de nomear para a Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, o psiquiatra Valencius Wurch. Na década de 90, o profissional foi diretor do maior hospício privado da América Latina, a Casa de Saúde Dr. Eiras, no Rio de Janeiro. A Unidade foi alvo de acusações de maus-tratos e violação de direitos dos pacientes. Em 2012, foi fechada pela Justiça do Rio, após intensa batalha do Ministério Público.

“Nosso objetivo foi unir forçar para lutar contra essa definição, que coloca em ameaça as políticas de saúde mental, pautadas no cuidado em liberdade. Não queremos retrocessos na saúde mental, já que o profissional nomeado é contrário à reforma psiquiátrica, proposta que muda radicalmente a antiga lógica dos manicômios, quando o paciente ficava internado por um longo período para tratamento”, afirma a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura, Juliana Souza. A integrante do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial, Ana Marta Lobosque, participou do AbraçaRaps em Fabriciano e reforça a importância dessa luta. “Diante dessa ameaça, temos muito o que lutar.” ressalta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com