Cultura

Exposição Vias do Coração é apresentada em Timóteo

TIMÓTEO – A Exposição Vias do Coração cumpre temporada a partir de abril na cidade de Timóteo, em Minas Gerais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e o Grupo Sanofi, com realização local da Aperam South America e Fundação Aperam Acesita. Criada em 2008, a exposição atraiu até hoje público estimado em 150 mil pessoas. É a primeira vez que é montada em Minas Gerais e poderá ser visitada na sede da Fundação Acesita Aperam até o dia 8 de maio, no centro de Timóteo.

INTERATIVIDADE
Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, Vias do Coração é organizada em formato compacto, possui linguagem acessível e dialoga com toda a família. A exposição combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Para atrair tanto o público jovem quanto a população adulta, a mostra foi estruturada em 9 estações de forma lúdica.

Nas estações periféricas, o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

NÚMEROS
Crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento ou conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia a dia. Um coração gigante mostra os batimentos cardíacos em diferentes frequências; os sons ampliados foram cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago. Além disso, é possível assistir a vídeos educativos da agência americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.

HIPERTENSÃO
A estação central apresenta um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular: a hipertensão. Ilustrações retratam situações do dia a dia e chamam a atenção do público sobre a importância de se controlar a pressão arterial. Incorpora conceitos com algumas retrospectivas e curiosidades históricas, o objetivo é conferir ao conteúdo um tratamento mais humanizado.

DIABETES
Outra atração é a Estação Diabetes, que aborda um importante fator de risco à saúde do coração. Ela é composta por três módulos com informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes e dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente. Apresentar duas atividades: um modelo interativo mostra o impacto do diabetes no corpo humano e um prato gigante, que tem como objetivo orientar as crianças a compor refeições saudáveis e equilibradas.

É possível entender as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2, saber o que é pré-diabetes ou hipoglicemia e por que é fundamental cuidar dos pés do paciente com a doença. Chamando atenção ainda para a alimentação e os exercícios como forma de prevenção e para controle do diabetes, Vias do Coração oferece subsídios para compreender o processamento da glicose no organismo. E uma retrospectiva histórica fala da importância da descoberta da insulina na medicina e na vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com