Cultura

Exposição sobre Cultura Japonesa termina hoje no Centro Cultural

(Crédito: Nilmar Lage)

IPATINGA – Finaliza nesta quinta-feira (04) a exposição “Cultura Tradicional Japonesa” que apresenta a cultura, a filosofia, a arte e curiosidades do Japão na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas.
A exposição, que conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é realizada pelo Consulado Geral do Japão em Belo Horizonte como uma extensão do projeto “II Festival Japão em Minas 2013”.

Pela Galeria estão apresentados retratos, pinturas, objetos e obras de artes que convidam o público a vivenciar as manifestações cerimoniais e as expressões artísticas pelos caminhos da disciplina do caminho “Dô”. O “Dô” sintetiza os princípios filosóficos e doutrinários da vivência humana do povo japonês e desempenha uma função espiritual importante. Em todas as manifestações culturais do Japão que terminam com o sufixo “dô” encontramos essa essência doutrinária e filosófica, que atrai cada vez mais apreciadores e praticantes. “Pela exposição temos o exemplo de várias manifestações como Shodô (a arte da caligrafias), Kadô (caminho das artes florais), Gadô (caminho das pinturas), entre outras curiosidades e manifestações“, explica a realizadora do projeto Yukari Hamada.

Também estão expostos objetos e curiosidades presentes no dia a dia da cultura japonesa. “Mostramos, por exemplo, o shokki, que é o nome dos utensílios utilizados nas refeições das famílias japonesas. Assim, conseguimos visualizar nitidamente a diferença entre um aparelho de jantar utilizado no Brasil e o utilizado no Japão”, complementa Yukari.
Informações e agendamento escolar para visitação no telefone 3824 3731.


SERVIÇO

Cultura Tradicional Japonesa
Último dia: 04/07, até as 21h
Entrada franca
Local: Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com