Cultura Esportes

Exposição mostra resultado de oficina de fotografia

Fundação Acesita expõe, até 8 de junho, fotos que têm trabalho, momentos e natureza como tema

 

TIMÓTEO – A partir desta quinta-feira (17), a exposição “Fotografia numa Visão Contemporânea” estará aberta para visitações no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita. A Mostra está recheada de trabalhos realizados pelos alunos da oficina de mesmo nome, realizada no mês de abril e ministrada pelos renomados fotógrafos da região, Edmar Silva e Gustavo Jácome. Os interessados em apreciar as fotografias terão até o dia 8 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h30, para comparecer à Fundação.
Segundo um dos idealizadores do projeto, o fotógrafo Edmar Silva, o embrião da oficina surgiu de discussões de grupos de fotógrafos em torno da desmarginalização da fotografia. “Existe um movimento de valorização do trabalho fotográfico e de seus profissionais pelo Brasil e pelo mundo. Nós queremos que a fotografia seja vista como forma de expressão e de cultura”, ressalta. Edmar também destaca que trabalhar em parceria com a Fundação Aperam Acesita e levar a oficina de forma gratuita para a comunidade foi uma forma de contribuir para que esse objetivo seja alcançado.
Durante aproximadamente um mês, duas turmas, formadas por 30 alunos cada, se reuniram na Fundação para aprender um pouco mais sobre a arte de fotografar. As aulas foram basicamente focadas na prática e no desenvolvimento do olhar fotográfico. “O resultado da oficina, que é justamente a exposição, nos surpreendeu. Tínhamos previsão para apenas uma turma e acabamos formando duas. Além disso, a evolução dos alunos foi outro ponto positivo. Eles mesmos se surpreenderam com as belas fotografias que conseguiram extrair de câmeras comuns, usadas no dia a dia”, explica Edmar.
A pesquisadora Carolina Cesconetto Silveira é uma das participantes da oficina e expositora da Mostra. Segundo ela, o que mais a atraiu nesse projeto foi a possibilidade de aprimorar suas técnicas fotográficas. “A oficina me surpreendeu ao mostrar formas de se trabalhar o olhar fotográfico e extrair o melhor ângulo e detalhe de cada situação”. Para Carolina, foi uma grande satisfação retratar em suas fotos situações diárias e corriqueiras no âmbito do trabalho. “É muito bom poder mostrar para a comunidade que há beleza em coisas simples do dia a dia. É o nosso olhar para essas cenas que as torna diferenciadas e belas”, finaliza.
A exposição “Fotografia numa Visão Contemporânea” conta com 71 fotografias de 31 alunos e estará aberta ao público até o dia 8 de junho no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita, localizado em Timóteo, na Alameda 31 de outubro, nº 500, Centro Norte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com