Cidades

Exposição conta história de 17 anos do Se Toque

Trajetória do Grupo é contada em fotos, artigos, homenagens e camisetas na Estação Memória. Objetivo é orientar sobre a importância da prevenção ao câncer

 

IPATINGA – Vai até o dia 30 de novembro a exposição “Grupo Se Toque, 17 anos”, que conta a trajetória dos trabalhos desenvolvidos pela entidade no apoio ao paciente com câncer em quase duas décadas. Com apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a mostra foi aberta na terça-feira (6), na Estação Memória, no Centro de Ipatinga, onde ficará disponível gratuitamente para toda a comunidade nos próximos dias.

A presidente do Grupo Se Toque, Gioconda Thomás Pascoal, não segurou a emoção de comemorar os 17 anos da entidade

FORMATO

A história é representada de várias formas: fotos, artigos escritos, homenagens e até mesmo as camisetas usadas em todas as caminhadas. Na exposição, os visitantes têm ainda a oportunidade de conhecer trabalhos artísticos e de artesanato desenvolvido por uma equipe de voluntários na Casa de Apoio do Se Toque com pessoas em tratamento oncológico.

Na solenidade de lançamento, que contou com o repertório de MPB na voz da cantora Bibi Oliveira e no som de Filipe Souza, a presidente do Grupo Se Toque, Gioconda Thomás Pascoal, não segurou a emoção de comemorar os 17 anos da entidade, que já ajudou a salvar muitas pessoas. “Divulgar as nossas campanhas, nossa trajetória de lutas e conquistas, nos faz sentir vitoriosos nessa caminhada”, disse.

SE TOQUE

Fundado em 12 de setembro de 2002, o Grupo Se Toque é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na prevenção do câncer, orientando e estimulando a detecção precoce da doença, promovendo ajuda a pacientes carentes em tratamento e apoiando mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Com a criação da Casa de Apoio do grupo, atualmente, atende também a pacientes com outros tipos de câncer – e também familiares – vindos de 35 municípios do colar metropolitano do Vale do Aço, com alimentação e hospedagem, que vêm à Ipatinga para realizar o tratamento.

NOVEMBRO AZUL

No mês marcado pela campanha de conscientização dos homens, a entidade realizará uma caminhada em alusão ao Novembro Azul, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Temos que nos aliar a pessoas que valorizam o nosso trabalho, como é o prefeito Nardyello Rocha, que desde que assumiu o executivo vem apoiando o nosso trabalho”, enfatizou a presidente.

O Grupo Se Toque fica localizado na avenida José Júlio da Costa, 2.535, no bairro Ferroviários, ao lado da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha (antigo COR). A ONG atende diariamente a cerca de 200 pessoas e oferece aos pacientes café, almoço e até quartos para pernoitar, caso haja necessidade.

DOAÇÕES

A entidade sem fins lucrativos sobrevive de doações. Durante a exposição na Estação Memória, representantes do grupo estarão recolhendo donativos que podem ser entregues no local. Os visitantes podem levar material de limpeza e de higiene, leite, café, açúcar, macarrão e óleo. As doações também podem ser feitas a partir do contato pelo telefone 3824-6005. “É bom lembrar que a entrada para a exposição é gratuita. Porém, para quem deseja ajudar a entidade, as doações são bem-vindas, pois o grupo realiza um excelente trabalho, tanto no apoio quanto na prevenção do câncer”, acrescenta o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com