Cultura

Exposição “As Melindrosas” retrata a liberdade no vestir

IPATINGA – A arte trabalhada em roupas leves e soltas, com um ar sensual e que dá total liberdade de escolha às mulheres. Isso faz parte da trama tecida pela estilista e artista plástica Vanuza Bárbara em seu novo projeto intitulado “As Melindrosas”, que estará em exposição na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas partir, das 19h30 do dia 18 de julho e se estende até o dia 16/08.

INSPIRAÇÃO
O viés desse trabalho veio por meio da inspiração da obra do chargista, e ilustrador carioca José Carlos de Brito e Cunha (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1884 – Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1950). Na década de 20, tudo vinha da Europa, sobretudo da França. Era chique falar francês pelas ruas. Mas foi neste mesmo período que o cartunista J. Carlos criou As melindrosas. Símbolo da mulher brasileira da época, a meiga personagem, única, esguia e sensual, conseguiu transmitir o frescor, a beleza e já indicava um novo rumo para traços que figuram entre os principais arranjos da moda atual.

“Naquela época as mulheres usavam longos vestidos, com anáguas e diversos adereços que não estavam de acordo com o clima tropical do Brasil. Pensando nelas, as personagens melindrosas desenhadas pelo artista ganharam as curvas das mulheres brasileiras e uma liberdade no vestir, com roupas mais curtas e que se adaptavam perfeitamente ao nosso clima, tornando-as assim também mais femininas e conferindo personalidade e estilo próprio”, esclarece Vanuza Bárbara.

ORIGINALIDADE
A artista plástica ressalta que, na atualidade, a busca pelo diferente, pelo original e pelo estilo próprio estão cada vez mais em alta, mas o que se percebe é a homogeneização do estilo. “As mulheres querem o diferente, mas se vestem como as artistas das novelas. Pensamos em trazer mais personalidade aos looks, sem a obrigação de seguir uma tendência”, finalizou.
“Para arrematar o projeto inserimos looks masculinos, atendendo a um público que, segundo a pesquisa realizada pela minha equipe, está carente desse tipo de arte na região”, comentou a estilista.

APOIO
O projeto As Melindrosas é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pela Provest Uniformes e Help Car Plataformas e conta com o apoio da Fiemg, Patty Publicidade, Brasart e Instituto Cultural Usiminas.

As peças são produzidas com retalhos da Provest Uniformes e sobras de produção industrial, trabalhando a sustentabilidade, marca presente nos diversos trabalhos da artista. E para dar vida ao projeto Vanuza Bárbara trabalha com o Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte do bairro Bom Jardim, formado por cerca de 30 mulheres que enxergam no bordado uma nova fonte de renda.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com