Cultura

Exposição “A vida é mais!” é aberta ao público no Xerimbabo

IPATINGA- Foi aberta nesta terça-feira (2) a exposição cultural “A vida é mais!”, mostra apresentada pelo Governo de Minas, com patrocínio da Usiminas, recebida dentro do 31º projeto Xerimbabo Usiminas. O primeiro dia de visitas foi prestigiado por estudantes, professores, comunidade e autoridades da região. Até o dia 1º de julho são esperadas mais de 70 mil pessoas no Centro de Biodiversidade da Usipa, em Ipatinga (MG).

A exposição reúne obras de dez artistas da região do Vale do Aço, que podem ser vistas gratuitamente pelo público que é convidado a interagir com as esculturas, pinturas, imagens, painéis e outras peças. “Cada artista teve a liberdade de criar as obras a partir de um texto baseado no tema. O resultado foi uma mostra diferente em relação aos últimos anos, pois provoca muitas reflexões para que o público pense sobre a vida e a morte,” destaca o realizador e curador Lélio Costa e Silva.

VIVÊNCIA
A mostra segue em sintonia com a proposta do Xerimbabo em apresentar discussões para a comunidade e contribuir para a evolução das demandas ambientais. “Queremos que as ideias não sejam apenas apresentadas, mas que, sobretudo, possam ser compartilhadas e vividas de uma forma mais intensa. O projeto se sustenta e se insere no cotidiano pedagógico dos estudantes conscientizando-os de forma mais efetiva,” apontou o presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, durante a abertura da exposição.

Esse caráter educativo e a continuidade distinguem a proposta de educação ambiental mostrada nos eventos do projeto, diferenciais valorizados na mostra de arte recebida e reconhecidos pela comunidade. “O Xerimbabo se tornou referência nacional nesses 31 anos, despertando essa consciência do que é de fato a nossa vida e qual o papel deve ser assumido por cada um de nós,” disse a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta.

VISITAÇÃO
A visita à exposição “A vida é mais!” completa as discussões do projeto Xerimbabo em 2015, que já promoveu seminários para os educadores e tem abertos os concursos de redação e fotografias para os estudantes.

Mais de 40 mil estudantes, vindos de 600 escolas de 80 cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia já estão inscritos para ver a mostra. Além desse público, são esperadas cerca de 30 mil pessoas da comunidade em geral, com visitas preferenciais aos fins de semana e feriados, sem agendamento.

A mostra fica aberta no Centro de Biodiversidade da Usipa até o dia 1º de julho para todos os públicos, diariamente de 8h às 17h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com