Cidades

Ex-ditador é alvo de escracho estudantil

IPATINGA – Nesta terça-feira, 1º de abril, dia em que se completam 50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil, estudantes do ensino médio, organizados pelo Fórum Memória e Verdade do Vale do Aço, realizam um escracho popular às 10:00h, na avenida Castelo Branco, no Horto. A concentração acontece em frente à Igreja Católica do Horto. Os escrachos ou esculachos são manifestações que têm o objetivo de denunciar torturadores ou apoiadores da Ditadura Militar, exigindo a verdade sobre o passado e o fim da impunidade.

A avenida foi escolhida por homenagear um ex-ditador brasileiro, chefe das forças armadas, Humberto de Alencar Castelo Branco, que governou o país nos primeiros anos do regime militar (de 1964 a 1967). Durante seu mandato, baixou quatro atos institucionais, aboliu os partidos políticos e reprimiu severamente as manifestações contrárias ao regime ditatorial. Por essas razões, alunos e professores de diversas escolas farão um protesto contra as honrarias concedidas ao ex-presidente.

No período da tarde, às 15h, está previsto novo escracho na Praça 1º de Maio, no Centro de Ipatinga. A Praça possui um busto do marechal Castelo Branco. No fim da tarde, às 17h, o Fórum Memória e Verdade do Vale do Aço entrega à Câmara Municipal de Ipatinga um manifesto reivindicando a exclusão de toda homenagem aos políticos e civis que tenham contribuído ou participado de atos de tortura ou de lesa-humanidade durante a Ditadura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com