Cultura

Eventos na Estação Memória valorizam patrimônio cultural

A Estação Memória vai sediar as atividades que incentivam a valorização dos bens culturais

IPATINGA
– O município é uma das cidades mineiras inscritas na 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada no mês de setembro. A partir da próxima semana, a Estação Memória será palco de atividades que objetivam incentivar a valorização e preservação dos bens culturais do município.

O tema escolhido para este ano é “Griôs: a Jornada dos Mestres da nossa Cultura”, em homenagem aos guardiões da memória e da história oral de um povo. Os griôs, denominação derivada do francês “griot”, surgiram no noroeste africano e tornaram-se um símbolo da tradição oral. Eles são responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social.

JORNADA
A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), desde 2009. Seguindo as orientações do projeto, a partir da próxima semana, a Prefeitura de Ipatinga realizará atividades focadas na valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural do município.

ATIVIDADES
Na segunda-feira (09), a partir das 18h, a historiadora Nilcinéia Amorim ministrará uma palestra sobre o tema “Inventário: instrumento de preservação do patrimônio”. O encontro tem o objetivo de revelar técnicas e procedimentos de aplicação do inventário, bem como apresentar quais foram os bens inventariados do município.

Na quarta-feira (11) será lançada a cartilha de bolso “Patrimônio Cultural de Ipatinga”, a ser distribuída nas escolas do município. Além de divulgar os bens tombados pelo patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, o material poderá servir de instrumento pedagógico, orientando os alunos sobre como cuidar dos bens da cidade. A entrada para os eventos da Jornada Mineira é gratuita, e mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, pelo telefone (31) 3829-8059.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com