Cidades

Estudos para vacina contra a dengue continuam

Secom PMI

IPATINGA – A rede de Saúde de Ipatinga ainda precisa de pessoas dispostas a colaborar com a pesquisa para introdução da vacina contra a dengue no Brasil. Os voluntários devem ter entre 1 a 20 anos de idade e autorizar a coleta de pequenas amostras de sangue, de apenas três milímetros. O material coletado vai ajudar no inquérito soroepidemiológico para determinar o grau de imunidade da população em relação à infecção pelo vírus da dengue.

Os interessados em participar da pesquisa podem procurar um dos postos de coleta do Laboratório Acil, credenciado pelo Ministério da Saúde para o estudo em Ipatinga. Não é necessário que o voluntário esteja em jejum, basta apresentar um documento de identificação. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde também fazem a captação de voluntários entre os pacientes com exames de sangue agendados no Laboratório Municipal, na UISA, no bairro Cidade Nobre.

ESTRATÉGIA
A pesquisa é coordenada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), em parceria com especialistas de diversas universidades brasileiras. O estudo tem a aprovação do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Além de Ipatinga, outras 62 cidades do país foram selecionadas para participar da pesquisa inédita.

AMOSTRAS
Até o dia 30 deste mês, Ipatinga precisa de 1.022 amostras de sangue de pessoas com idade entre um e 20 anos. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Ipatinga, até agora o município conseguiu 756 voluntários para a pesquisa, sendo necessário captar outros 261. A principal dificuldade para concluir o estudo é garantir o número mínimo de amostras entre as crianças de 1 a 6 anos. Nesta faixa etária, são necessários 453 voluntários, mas até o momento, apenas 255 amostras foram coletadas.

Postos de Coleta:

– Acil no Bethânia: Rua Seba, 90.
– Acil no Bom Jardim: Rua Rosa Branca, 118.
– Acil no Centro: Rua Itajuba, 195.
A coleta é realizada de segunda-feira a sábado de 7h às 9h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com