Cidades

Estudantes organizam ‘mutirão da limpeza’ no próximo sábado

A exemplo do que ocorreu nesta sexta-feira, os estudantes vão se concentrar na Praça dos Três Poderes, a partir das 9h     (Crédito: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – Os problemas econômicos e sociais vividos no município de Ipatinga parecem ter despertado nos estudantes a consciência política. No próximo sábado (11), os estudantes organizam um ato público em frente à Praça dos Três Poderes. Nesta sexta-feira, dezenas de jovens participaram do protesto contra o Governo Robson, em frente à Prefeitura.
Laila Petzold, estudante de Direito e uma das organizadoras da próxima manifestação, disse que os jovens estão mobilizados e vão para as ruas com vassouras, pás e sacos de lixo. “Ipatinga chegou a um estado lamentável. As ruas parecem um lixão a céu aberto. Feriram o nosso orgulho e vamos mostrar que nossa indignação não se limita a palavras ditas através de um teclado de computador”, defendeu.
A convocação é para que os estudantes do ensino médio e universitários saiam às ruas vestidos de preto e de cara pintada. A concentração vai acontecer em frente à Prefeitura, às 9h. “Não compactuamos com a política do caos que se instalou no município. O Conselho Tutelar sem ter como atender as denúncias, as crianças e adolescentes estão ainda mais vulneráveis. A situação das creches é pior, onde as mães deixarão os filhos enquanto trabalham?” questionou.

POLÍTICA JOVEM
O protesto é consequência da criação de um grupo de discussão no Facebook intitulado ‘Política Jovem’. Segundo Laila, a ideia de criar o debate virtual aconteceu há três semanas, quando a avó de um amigo não foi atendida pelo SAMU.
“Uma idosa de 82 anos sofreu um acidente doméstico. O neto ligou para o 192 e foi informado que os funcionários do SAMU estavam sem receber, por isso não tinha como atender ninguém naquele dia. Entendemos a situação dos servidores, porque ninguém trabalha de graça”, contou.
Após o episódio, Laila postou um texto abordando os problemas da educação, limpeza urbana e saúde do município. As pessoas contrárias ao uso da internet para discutir política acabaram criticando a atitude dela.
“Discordo quando falam que não se deve discutir política no Facebook. Isso é hipocrisia, falam tanta coisa inútil e por que não debater algo que presta, interessa e afeta diretamente a cada um de nós? Tem que se discutir para agir. Ipatinga está uma vergonha e a situação fica pior a cada dia. E tem gente que ainda prefere se manter alheio a tudo que acontece. O pior é que depois ainda tem a coragem de reclamar quando as coisas pioram”, escreveu.
Apesar de ter criado o espaço para discussão de ideias, Laila enfatizou que o grupo não está aberto para debates partidários. A intenção dela é apenas fomentar consciência política. A ideia ganhou outros adeptos e o grupo atualmente conta hoje com 600 pessoas.

DEBATES
O próximo projeto do Política Jovem é promover um debate com os candidatos majoritários das eleições deste ano. Serão quatro encontros com os postulantes ao cargo de prefeito.
De acordo com Mariana Duda de Oliveira, também organizadora dos debates junto com Laila, os convites já foram enviados aos candidatos. O local para a sabatina da juventude também foi escolhido. Apenas as datas ainda não foram confirmadas pelos candidatos.
“O intuito maior é chamar os jovens para a política, para sabermos o que realmente acontece no poder público e por que ocorre. É fazer com que os jovens conheçam as propostas, e principalmente como sair desse caos que, inegavelmente, estamos vivendo na nossa cidade. Quem sabe assim não passaremos a ter votos mais conscientes, pois o jovem geralmente vota no candidato que os pais escolheram. Ou pior, dão seu voto para qualquer um”, justificou.

Mobilização será mantida
Ipatinga
– Após o desfecho traumático do Ato Público realizado nesta sexta-feira (3), os sindicatos das entidades sociais, servidores da educação e saúde confirmaram ontem que as mobilizações contra o governo Robson Gomes (PPS) vão continuar até que os convênios e os salários atrasados sejam pagos .
Segundo Viviane Araújo, do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (Sintibref-MG) Regional Vale do Aço, na próxima terça-feira (7) novos encaminhamentos serão tirados e manifestações já estão sendo articuladas.
O trabalho vai ser feito em conjunto com o Sindicado Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Sindicato dos Servidores Públicos de Ipatinga (Sintserpi) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) regional Vale do Aço.
“Deflagramos a greve ontem mesmo, em assembleia feita na Praça dos Tres Poderes. O trabalhador que não quiser comparecer ao trabalho a partir de segunda-feira (6) está amparado pela lei”, explicou.

Feridos
Sobre o número de feridos, Viviane disse que dois homens e uma mulher tiveram lesões causadas pelo cão policial. Outro manifestante passou mal e foi atendido pela SAMU. Já o representante da cultura, que foi detido pela Polícia Militar, acabou sendo liberado na Delegacia. Ele também acabou ferido no confronto.

Acerto
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informou que vai convocar, individualmente, todas as entidades conveniadas à Prefeitura de Ipatinga a fim de negociar data e valores para pagamentos de débitos em aberto e futuros.
“A administração municipal ainda acrescenta que, em função da queda de receita constante, este procedimento foi adotado com todos os fornecedores contratados para assegurar a manutenção dos serviços essenciais e dos compromissos assumidos com os munícipes ipatinguenses”, alegou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com