Cultura

Estudantes conhecem a Usiminas em visita lúdica

IPATINGA – Uma visita lúdica com uma surpreendente contação de história sobre a jornada heroica do carvão e do minério até se transformarem em aço. Esse é mote do “Conhecendo a Usiminas”, atividade educativa promovida pelo Instituto Cultural Usiminas, dentro da programação do Projeto Xerimbabo Usiminas 2017.
Na última terça-feira (12), foi realizada a segunda visita do ano, com a participação de duas escolas de Ipatinga, com uma sessão pela manhã e outra à tarde. Os encontros, com duração de 3 horas, tiveram um clima especial em função da comemoração do Dia Nacional do Aço (9 de abril). As escolas inscritas para a visita de abril foram a Escola Municipal Deolinda Tavares e a Escola Municipal Padre Bertollo.

CONTAÇÃO
Ao chegarem à empresa, os alunos foram recebidos pela personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira, com uma contação de história sobre a jornada do carvão e do minério, que teve sequência em um passeio de ônibus por algumas áreas da empresa. Durante a visita, Flora relaciona parte do processo de produção do aço com a história de um herói; minério e carvão são forjados em vários processos até se transformarem no aço Usiminas.

VISITA À LAGOA
A visita contou ainda com uma parada na Lagoa da Anta, espaço com 4km de extensão, localizada dentro da Usina de Ipatinga, e que tem o objetivo de receber a água que é tratada pela Usiminas após ser utilizada no processo de produção do aço. Atualmente, o índice médio de recirculação de água doce nas usinas de Ipatinga e Cubatão atingiu 95,6%, reduzindo a necessidade de captação de água nova no meio ambiente. Para encerrar, os alunos fizeram uma oficina de pintura com agregado siderúrgico, ministrada pela pintora Rosane Dias. Nas telas, eles retrataram as partes que mais gostaram da visita.

PRODUTIVO

O aluno Marcelo Barbosa, 17 anos, disse que a visita foi divertida. “Tinha curiosidade em conhecer a empresa e achei muito legal ver de perto a produção do aço”, comentou. Já a professora Lilian Tassara Santos considerou a atividade fora da escola muito produtiva. “Achei o máximo. Tínhamos intenção de visitar a Usiminas pois estamos com o Projeto Profissões. A visita foi conduzida de forma mágica, lúdica, acho que assim os alunos absorvem muito mais do que se fosse a uma visita apenas expositiva. Acho importante que eles conheçam a história da maior empresa da região”, pontuou.

FACILITAÇÃO
A atriz Raquel Vieira afirmou que fazer uma leitura do processo de produção do aço com personagens heroicos é uma forma de facilitar o entendimento dos alunos. “A história tem o poder de decodificar a linguagem técnica da produção do aço para uma linguagem lúdica, que faz sentido para eles. Buscamos também relacionar o aço ao dia a dia deles, pois o produto está presente em nosso cotidiano o tempo todo”, explicou.

OPORTUNIDADE
O diretor executivo da Usina de Ipatinga, Roberto Maia, declarou que a visita lúdica é uma oportunidade de mostrar a produção da empresa de maneira criativa e atrativa. “Sabemos do grande interesse da comunidade em conhecer a Usiminas. Estamos felizes em poder apresentar a empresa desta forma para estudantes, pois sabemos que alguns deles podem ser nossos colaboradores no futuro”, observou Maia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com