Esportes

Estrutura em evento-teste das Olimpíadas é aprovada

Fernando Frazão/Agência Brasil

BRASÍLIA – Terminou na tarde deste domingo, no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro, o evento-teste do boxe preparativo para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que ocorre no próximo ano no Rio para as lutas de boxe. Desde a última sexta-feira (4) pugilistas masculino e feminino de 18 países se enfrentaram em ringues do Riocentro e no domingo disputaram as finais em diversas categorias. A estrutura foi aprovada tanto pela comissão organizadora da Rio 2016 quanto pelos representantes da modalidade.

Três brasileiros conquistaram a medalha de ouro no último dia do evento. As lutas foram abertas com o confronto na categoria até 60 quilos (kg) entre o brasileiro Robson Conceição e o atleta do Uzbequistão Hurshid Tojibaev, vencido pelo brasileiro. Conceição é o único atleta do Brasil já classificado para a Rio 2016.
Os outros dois atletas a ganhar a medalha de ouro foram Joedison Teixeira e Gidelson de Oliveira, que venceram, respectivamente, os boxeadores Samuel Vincent James, da Grã Bretanha, e Julio Cesar Castillo Torres, do Equador, nas categorias até 66 (kg) e até 91 (kg).

O baiano Robson Conceição comemorou a vitória contra o atleta do Uzbequistão e falou da vaga olímpica já conquistada com antecedência. “Essa vaga é de toda uma nação. Agora é manter a cabeça no lugar, focar nos treinos e procurar ganhar cada vez mais experiência internacional através de intercâmbio, para, quando chegar a hora, poder representar o país muito bem no próximo ano”.

Conceição é um dos atletas mais experientes do boxe brasileiro. Esteve nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 e Londres 2012, e conquistou as medalhas de prata e bronze nos Mundiais de 2013 e 2015.
O também baiano Joedison Teixeira, o Chocolate, se disse muito feliz por ter levado a melhor na “revanche” contra o boxeador da Grã Bretanha. “Esta vitoria mostrou que o meu trabalho foi bem feito e bem recompensado”.

Como país sede dos jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil já tem direito a cinco vagas, que serão destinadas aos atletas melhores colocados no ranking, caso os mesmos não repitam o feito de Robson Conceição e venham a obter com antecedência uma das nove vagas nas categorias ainda em disputa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com