Cidades

Estado reconhece eficiência no combate à dengue em Fabriciano

A cidade administrada pela prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes (PT), foi elogiada quanto ao serviço prestado pelo município no combate à dengue, principalmente no período de transição de governos         (Crédito: ACS/PMCF)


FABRICIANO
– A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes (PT), participou, nesta sexta-feira (11), do encontro que anunciou as ações conjuntas entre os municípios da região e o Estado para combate à dengue. O evento aconteceu no auditório do Hospital Vital Brazil.

Durante o evento, a prefeita de Fabriciano foi elogiada quanto ao serviço prestado pelo município no combate à dengue, principalmente neste período de transição de governos. “Quero parabenizar a transição política de Fabriciano. A Administração do município agiu responsavelmente e conseguiu manter os serviços em dia, sem comprometer o combate à dengue”, disse Antônio Jorge.

O secretário acrescentou que algumas cidades do Vale do Aço apresentam sérios problemas com a dengue. “Timóteo ficou mais de dois meses sem coleta de lixo e dois terços dos agentes foram demitidos. Em Ipatinga, a limpeza urbana também sofreu vários problemas. Em Periquito, não foi diferente. Nessas cidades, colhemos os frutos ruins de gestores que abandonaram seus municípios após o resultado da eleição”, afirma.

TRABALHO RESPONSÁVEL
Rosângela Mendes destacou que Fabriciano está em uma situação diferenciada graças ao trabalho que vem sendo realizado desde 2005, sem interrupções. “Há oito anos intensificamos nossos serviços de combate à dengue. Implantamos novas medidas, como a criação do Ecoponto, colocação de telas e tampas nas caixas d´água, distribuição do complexo homeopático, Disque-Dengue, presença diária de agentes nas ruas, entre outros serviços.

Também realizamos um trabalho educativo nas escolas”, ressalta.
A prefeita de Fabriciano demonstrou solidariedade à situação dos municípios vizinhos. “Infelizmente, o gestor que não tem responsabilidade com seu município acaba comprometendo a saúde e o bem estar de toda população. Agora, com as novas gestões, vamos trabalhar juntos para melhoria da região. É hora de agirmos juntos, para alcançarmos bons resultados para o Vale do Aço”, concluiu.

REFORÇO
Para intensificar o combate à dengue, outras ações serão implementadas em Fabriciano, em parceria com o Estado. A partir da próxima segunda-feira (14), o município receberá o Dengue Móvel e Dengômetro, que percorrerão praças da cidade. Nestes espaços, os cidadãos poderão trocar reclicáveis (pneus, garrafas pet e latas) por material escolar e receber mais orientações sobre formas de prevenção, sintomas e formas de tratamento da doença.

Já na terça-feira (15), será inaugurada a Unidade de Hidratação, que é um centro de referência em atendimento a pacientes com dengue. O local, que vai funcionar de segunda a domingo, durante 24 horas, contará com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem que farão o atendimento à população diagnosticada com dengue. O endereço da Unidade de Hidratação é rua Rubi, 63, bairro Bom Jesus (prédio da Antiga Fundação).

 


Sala de hidratação em Timóteo funcionará na unidade de Saúde Mário de Souza (Fotos: Divulgação PMT)

Em Timóteo, pacientes irão para unidade Mário de Souza
Começou a funcionar nesta sexta (11) a unidade de hidratação e repouso para acolhimento dos pacientes com dengue no município de Timóteo. O centro foi montado na unidade de saúde Mário de Souza, na rua João Alves de Azevedo, bairro Olaria, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Otávio. O secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, fez uma visita ao local em companhia do prefeito Keisson Drumond e do vice, o médico Renato Martins.

A montagem da unidade de acolhimento para a dengue é fruto da parceria do município com o governo do Estado e, logo pela manhã, já recebeu mais de 20 pacientes encaminhados da UPA. Para atender ao fluxo de pacientes, foram contratados 14 médicos, oito enfermeiros e 13 auxiliares de enfermagem.

“Além de garantir um atendimento mais adequado aos casos suspeitos de dengue, esse centro de acolhimento vai desafogar os serviços de outras unidades”, salientou Keisson Drumond. Os casos graves, lembrou, serão encaminhados para a UPA João Otávio e para o Hospital Vital Brazil.

Visita
Após a visita à unidade Mário de Souza, o secretário Antônio Jorge e o prefeito Keisson visitaram uma residência na rua Antônio Pedro, que apontaram como exemplo de atitude de cidadania e participação no combate à dengue.

“Queremos parabenizar o senhor Valdemário Casemiro e sua senhora, dona Lourdes, pela conscientização”, elogiou Antônio Jorge. Ele citou o cuidado com a água da chuva, com as garrafas e a coleta seletiva como atitudes que servem de exemplo para os moradores.

O secretário frisou que 80% dos focos de dengue estão nos domicílios e somente com a participação efetiva dos moradores, as autoridades conseguirão acabar com os focos do mosquito. “O momento é de guerra contra a dengue. É uma tarefa de todos nós”, complementou Keisson. O momento crítico, salientaram os dois, tende a piorar com a chegada das chuvas. “Historicamente a dengue tem seu pico no mês de março, por isso temos que garantir que a situação não vá fugir do nosso controle”, destacou Antônio Jorge.

 


O secretário e o prefeito Keisson alertam que a situação tende a piorar com a chegada das chuvas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com