Cidades

Estado avalia gestão do SETS no Consaúde

Eloiza Dalla Vecchia, secretária Executiva do Consaúde, ao lado de Marcelo Costa, técnico da Secretaria de Estado da Saúde, e Priscila Martins    (Crédito: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – A gestão de transporte de pacientes dos municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Córrego Novo, Dionísio, Iapu, Ipaba, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Santana do Paraíso, São João do Oriente e Timóteo – que integram o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) do Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde) – foi auditada na tarde de segunda-feira (18).
O técnico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Costa, foi designado para examinar se a metodologia de implantação e execução do programa do SETS estão de acordo com o que foi pactuado no termo de compromisso assinado entre os prefeitos e o secretário de Estado de Saúde.
“A secretaria quer saber como está a capacidade gerencial dos SETS, o desempenho financeiro e logístico do serviço, capacitação dos motoristas e dos agentes de viagem e sua uniformização, e ainda a conservação da frota”, destacou o técnico.

ÍNDICE
Foi verificado se as rotas realizadas estão em concordância com as previamente estabelecidas; se as freqüências das viagens estão de acordo com a definida; condições de cuidado preventivo da frota, dentre outros procedimentos, e o índice de desempenho econômico-financeiro do programa.
Todos esses parâmetros são utilizados para obter o Índice de Qualidade do Transporte em Saúde (IQTS), que visa à melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Além de verificar a gestão feita pelo consórcio, Marcelo afirmou que os parâmetros encontrados no SETS regional estão entre os melhores vistoriados por ele. “O técnico que esteve aqui em dezembro encontrou excelentes indicadores. A minha avaliação não é diferente. O Consaúde fez o dever de casa e se mostra eficiente na gestão do transporte em saúde”, afirmou.
De acordo com Eloiza Dalla Vecchia, secretária executiva do consórcio, a revisão no serviço ora prestado através do transporte em saúde – que é realizado de seis em seis meses pelo governo estadual -, permite avaliar melhor as condições e executar com maior precisão as atividades relativas ao programa.
Além do Consaúde, o técnico vai avaliar os consórcios das microrregiões de Teófilo Otoni, Araçuaí, Patos de Minas, Águas Formosas, Patrocínio, Uberlândia e Jacinto.

NOVO SOTWARE
Marcelo informou ainda que a Secretaria de Estado de Saúde contratou um novo sistema que vai melhorar a gestão dos serviços para os municípios e permitirá mais segurança para os consórcios.
“O novo programa contém ferramentas mais eficazes para a segurança do serviço, como no rastreamento dos ônibus. Já recebemos a nova ferramenta que deve ser implementada ainda este ano”, contou.

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com