Cidades

Estação Qualifica atende usuários gratuitos de ônibus

IPATINGA – A Prefeitura Municipal,  em parceria com a empresa concessionária do serviço de transporte coletivo na cidade, disponibilizou um novo local para atendimento aos usuários que têm direito à gratuidade (Lei Municipal 2125/2005). O espaço utilizado é uma sala climatizada e com cadeiras de espera, nas dependências da Estação Qualifica, no Centro.

Anteriormente o atendimento era feito no 2º andar da sede da empresa, localizada na rua Caetés, no bairro Iguaçu, incompatível com a lei de acessibilidade e as necessidades de muitas das pessoas assistidas pelo benefício. O novo local possui rampas de acesso, que facilitam a locomoção de deficientes físicos, cadeirantes e idosos.

A mudança se dá em função de um conjunto de medidas que foram determinadas pela atual gestão com a finalidade de melhorar o transporte coletivo de Ipatinga. O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho, lembra que o antigo posto de atendimento funcionou por quase duas décadas no Iguaçu.

“Ele era pouco acessível do ponto de vista das linhas de ônibus e com nenhuma acessibilidade quanto à perspectiva da legislação. Era no segundo andar, com escadas, e pessoas com locomoção reduzida não conseguiam acesso. De imediato, o prefeito Nardyello Rocha determinou que fosse buscada solução para o problema”, disse.

PASSE LIVRE

Para a obtenção da Carteira de Passe Livre o interessado deve levar carteira de identidade ou carteira de trabalho ou certificado de reservista ou certidão de nascimento; comprovante de residência; laudo médico que comprove a deficiência; laudo médico que comprove a necessidade de acompanhante, se for o caso, e dois retratos 3 x 4. Liberado o benefício, a gratuidade tem validade por dois anos.

João Antônio Rodrigues, de 66 anos, morador do bairro Bethânia, aprovou a mudança. “Excelente ideia foi essa. O acesso será muito melhor e sem escadas”, comentou o idoso.

MELHORIAS

Entre as melhorias exigidas pela administração pública quando a tarifa do transporte foi reajustada, os usuários já podem contar com um aplicativo que informa em tempo real as linhas e o tempo estimado para chegada dos ônibus nos pontos. Além disso, a previsão é de que em 60 dias a rede wi-fi esteja disponível nos carros, evitando assim que o passageiro consuma seus créditos de internet.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com