Cidades

Escolas se adaptam para alunos com deficiências

TIMÓTEO – Escolas da rede municipal de ensino de Timóteo se adequam às necessidades dos alunos com deficiência de acordo com a normatização na Resolução nº 27, de 2 de junho de 2011. Algumas já receberam o repasse de recursos pelo FNDE e montaram sala de recursos multifuncionais para atendimento dos alunos com necessidades especiais.

Como é o caso da Escola Municipal Virgínia de Souza Reis, que construiu rampa, adaptou banheiro para aluno cadeirante e comprou réguas e cadernos especiais para aluno com baixa visão. “Fizemos a previsão e recebemos o recurso do governo federal para a sala multifuncional da escola, que conta com jogos no computador. O atendimento é feito no contraturno”, conta a diretora Neuza Santiago Ribeiro.

A escola se inscreveu para ter o apoio do programa Escola Acessível, quando registraram matrícula de estudantes com deficiência no Censo de 2010. Segundo Neuza, o entrosamento entre os alunos é ótimo.

ADAPTAÇÕES

Pisos antiderrapantes, rampas que minimizam as barreiras arquitetônicas, móveis com cantos arredondados para evitar batidas, banheiros adptados com barras de apoio e vasos sanitários instalados em ponto mais alto. Utensílios que tornam o dia-a-dia dos deficientes mais independentes e fazem o deficiente se sentir mais à vontade no ambiente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com