Cidades

Escolas municipais de Ipatinga superam metas do Ideb para 2021

Alunos da E.M. Terezinha Nívia de Oliveira Lopes destacaram nas provas de avaliação do Ministério da Educação

IPATINGA – Escolas municipais da cidade bateram, em 2015, a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2021, nos anos iniciais, e para 2017, nos anos finais. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação, através do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A avaliação, principal indicador da qualidade dos ensinos fundamental e médio no país, é feita a cada dois anos.

Os resultados comprovam que todas as escolas tiveram crescimento em seu Ideb e todas atingiram a meta em pelo menos um dos dois segmentos ofertados na rede municipal. O Ideb da rede vem crescendo desde que o índice foi adotado, mas aumentou de forma bem expressiva no último ano. Várias escolas tiveram progresso de um ponto ou mais em sua nota, o que é bastante significativo.

CAMINHO CERTO
“O resultado do Ideb 2015 demonstra que nossas políticas públicas para a educação estão no caminho certo. Nos últimos anos temos investido em escolas mais alegres e dinâmicas, em uma educação que promova o desenvolvimento integral dos educandos, em parceria com diversos agentes e espaços dos territórios. Temos primado também pela valorização e qualificação profissional e pelo desenvolvimento de projetos para garantir a aprendizagem”, disse a secretária municipal de Educação, Leida Tavares.

“Tivemos um progresso considerável. Mesmo as escolas que ainda não alcançaram a meta projetada para elas em um dos segmentos merecem os parabéns, pois elevaram suas notas e mostraram que estão no caminho de alcançá-la. Precisamos continuar avançando e não vamos medir esforços até que todas as escolas alcancem a meta em todos os segmentos que atenderem”, comentou a secretária.

COMEMORAÇÃO
Os resultados obtidos na avaliação do Ideb são motivo de orgulho e comemoração na Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes, construída em 2004, no alto do bairro Nova Esperança, com a ajuda da comunidade. A unidade atingiu a nota 6.2, nos anos iniciais, sendo que a meta estabelecida para 2021 era de 5.4. “Estamos felizes com essa pontuação que é fruto de um trabalho muito intenso”, afirmou a diretora Ana Paula Cambraia, que fez questão de enumerar alguma das ações que foram decisivas para o bom desempenho da escola.

“Hoje nossos alunos ficam mais tempo na escola com os projetos de Educação Integral, além dos programas de capacitações que já atingiram mais de 90% dos nossos professores e a reorganização de toda a estrutura administrativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Esse último procedimento permitiu, por exemplo, que os coordenadores, não mais acumulassem tarefas e se dedicassem às questões pedagógicas”, concluiu.

Os alunos Thiago Luis Oliveira, 11 anos, e Maria Eduarda Magalhães, da mesma idade, são colegas de turma e, no ano passado, participaram da avaliação promovida pelo MEC. “Não tivemos dificuldade em fazer as provas. O ensino na nossa escola é de boa qualidade, o que foi determinante para conseguirmos boas notas”, observou Thiago, que, entusiasmado, disse que também é diretor do Grêmio Cultural da escola. “Estamos com vários projetos, entre eles a realização de uma feira cultural sobre os continentes”.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, a rede municipal também teve uma boa avaliação. Das 15 escolas do município que participaram nesse segmento, mais da metade atingiram ou ultrapassaram as metas estipuladas pelo Ideb. Duas instituições (E.M. Terezinha Nívia de Oliveira Lopes e E.M. Padre Bertollo) conseguiram atingir as metas previstas para 2021.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com