Nacionais

Escola Móvel Sesi-Senai qualifica moradores de rua

IPATINGA – Dezenas de jovens moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade social assistidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Educação de Jovens e Adultos – EJA Rural de Ipatinga, estão tendo a oportunidade de conquistar um ofício através da Escola Móvel SESI – SENAI e do Programa Rua de Direitos. A parceria entre Ministério Público, FIEMG Regional Vale do Aço, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social de Ipatinga visa resgatar a dignidade por meio da inclusão social.

“Nosso objetivo é oferecer a esse público, em sua maioria, sem perspectivas de vida, a oportunidade de adquirir um ofício, elevando a sua autoestima, através da oferta de cursos que modifiquem a realidade dessas pessoas”, declara Patrícia Barbosa, consultora de projeto social da FIEMG Regional Vale do Aço.

EQUÍVOCO
Para a promotora de justiça de Ipatinga, Graciele de Rezende Almeida, a ideia amplamente disseminada na sociedade de que as pessoas vivem nas ruas por escolha é equivocada. “Faltam oportunidades e políticas públicas adequadas para que essa parcela da população consiga superar a trajetória de rua, o que pressupõe a entrada no mercado de trabalho, com a geração de renda mínima para que estes cidadãos possam se manter.

Neste contexto, os cursos de capacitação oferecidos pela FIEMG às pessoas que utilizam as ruas de Ipatinga como moradias constituem iniciativa fundamental para garantir alternativas a esse público, capacitando-o a trilhar o caminho de saída das ruas e da cidadania”, explica a promotora responsável pela Curadoria de Apoio Comunitário.

RESULTADO
A iniciativa rendeu a formação de 39 pedreiros de alvenaria assistente. Nas próximas semanas a Escola Móvel disponibilizará ao mercado 32 manicures e 70 artesãos.
Os cursos são oferecidos na Escola Municipal Arthur Bernardes e contam com carga horária que varia de 8 a 80 horas.

Ao final dos cursos os participantes recebem o certificado de conclusão do SESI/SENAI.
Liliane Dutra, pedagoga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Ipatinga parabeniza a ação e ressalta a contribuição na promoção social. “Os resultados são visíveis, não só mediante aos relatos de satisfação, aprendizagem e de perspectivas de futuro das usuárias do CREAS, com maior posicionamento e autonomia frente aos desafios da vida”, elogia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com