Cidades

Escola Angelina faz passeata de alerta contra Aedes aegypti

CRÉDITO: ACS PMT

TIMÓTEO – A Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho promoveu uma passeata alertando para o risco de infecção pela pica do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Esta é mais uma contribuição da escola para o trabalho de mobilização realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no município. A passeata saiu da sede da escola, passando pelas principais ruas do Bela Vista e Centro Sul até a Praça 29 de Abril.

“Desde o início do ano letivo, a escola vem realizando uma campanha junto à comunidade local com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados para eliminar o mosquito Aedes aegypti”, destaca a diretora da escola, Elina Maria Oliveira Caliman. A diretora afirma que a escola tem buscado estimular uma maior interação entre a comunidade escolar.

“Da mesma forma que incentivamos que os pais, familiares e a comunidade local participem do dia a dia da escola, acreditamos que a escola tem uma função cidadã e deve interagir com questões que envolvem o seu entorno. Nossos alunos, professores e funcionários podem contribuir no combate ao mosquito mobilizando os moradores ”. O trabalho de mobilização foi realizada em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a passeata, os alunos acompanhados pelos professores levaram cartazes e cantaram dois gritos de guerra: “Sai mosquitinho, sai pra lá. Aqui na nossa cidade você não vai ficar" e "Xô Dengue, sai Zika, Chikungunya aqui não fica". Algumas crianças usaram máscaras do Aedes aegypti. Os alunos também distribuíram panfletos informativos da campanha “10 minutos contra a Dengue” e convidaram os moradores a tomarem uma atitude e vistoriarem suas residências uma vez por semana. Objetos descartados de forma irregular nas vias públicas que poderiam se tornar criadouros do mosquito, como copos plásticos e latinhas, foram recolhidos na passeata.


DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA


Agentes acham focos do Aedes em 1,3 milhão de imóveis do País

BRASÍLIA – Equipes de combate ao Aedes aegypti visitaram na última semana 14,1 milhões de imóveis, totalizando 41,5 milhões de casas e prédios comerciais vistoriados desde janeiro. Ao todo, foram encontrados focos do mosquito transmissor do vírus Zika e da dengue em 1,3 milhão de imóveis, o que representa 3,3% dos visitados.

Ao todo, foram vistoriados 61,8% dos imóveis previstos. No balanço da semana passada, 27,4 milhões de imóveis tinham sido percorridos pelos mais de 300 mil agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, com apoio dos militares das Forças Armadas, destacados para identificação e eliminação de focos do mosquito.

A meta é reduzir esse índice de infestação para menos de 1% de imóveis com foco. A Sala Nacional contabilizou a recusa de acesso a 155,2 mil imóveis, além de 9,2 milhões de domicílios fechados.

MICROCEFALIA
O último boletim do Ministério da Saúde informa que 583 recém-nascidos foram diagnosticados com microcefalia e mais 4.107 casos estão sendo investigados para confirmação ou descarte do diagnóstico da malformação. A pasta ainda investiga quantos casos estão relacionados ao vírus Zika.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com