Cidades

Equipes do Vacinamóvel iniciam ações em escolas de Timóteo

Na primeira fase, serão atendidos alunos do 6º ao 9° ano da rede municipal

TIMÓTEO – Visando assegurar a imunização das crianças e adolescentes e ampliar a cobertura vacinal do município, a Secretarias de Saúde de Timóteo promoverá a vacinação nas escolas. Nesta primeira fase, serão atendidos os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal. A ação visa atender também aos demais alunos da rede municipal e da rede estadual, que deverão ser contemplados no próximo ano letivo.  A atividade é resultado de parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo e atende a RESOLUÇÃO SES/MG Nº 8.888, DE 25 DE JULHO DE 2023 da Secretaria de Estado de Saúde e a política de incentivo à vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, disponibilizará equipe para a realização da vacinação nas escolas. Este mês, o cronograma de visitas nas escolas será iniciado pela Escola Municipal Alvorada nesta terça-feira (17) de 09h às 15h. Na quinta-feira (19), serão atendidos os alunos da Escola Limoeiro (08h às 11h) e, na sexta-feira (20), no Instituto Municipal de Ensino Técnico de Timóteo (IMETT) de 09h às 15h. A imunização acontecerá na parte da manhã e tarde. Serão vacinadas crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme calendário vacinal e é obrigatório que os alunos levem o cartão de vacina juntamente com o Termo de Autorização assinado pelos pais e ou responsáveis.

AUTORIZAÇÃO

“A escola tem um importante papel na promoção da saúde de todos. Por isso essa ação será adotada de maneira participativa e sinérgica entre os estudantes, professores, equipe de gestão, familiares e os profissionais de saúde, possibilitando o acesso universal e igualitário às ações de imunização”, destaca a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares. A ação se estenderá ao longo do 1º semestre do próximo ano de forma a atender todas as escolas públicas do município com a visita do Vacinamóvel.

A gerente salienta que as ações ocorrerão somente para os alunos que estiverem devidamente autorizados pelos pais/responsáveis portando, além do cartão de vacina, o Termo de autorização assinado. Ressalta que todas as vacinas ofertadas pelo Plano Nacional de Imunização são seguras e eficazes na prevenção de doenças e encontram-se disponíveis, de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde nas salas de vacina durante todo o ano.

Ainda no mês de outubro, a Secretaria de Saúde divulgará o cronograma municipal das ações da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde, que objetiva a atualização do cartão de vacinas, principalmente de crianças e adolescentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com