Cidades

Entrevista: João Magno defende legado e diz que erros do PT foram “residuais”

Ex-prefeito e ex-deputado destaca apoios de Sávio, Chico e Cecília Ferramenta, reafirma o debate honesto e civilizado e salienta propostas para necessitados e empresários

DIÁRIO POPULAR – O senhor disputa as eleições num momento em que prevalece a uma polarização política muito acentuada, com forte sentimento antipetista e anticorrupção. Além de uma dose excessiva de ódio destilado nas redes sociais, principalmente por setores mais conservadores. Como pretende enfrentar esta situação?

JOÃO MAGNO – Enfrento todo este contexto de polarização com a devida serenidade, buscando a verdade, lutando para estabelecer o respeito entre todos nós ipatinguenses.  Farei o debate honesto e civilizado pela cidade, pois é preciso paz e união para o retorno da prosperidade.

Além disto, o intento dos ferrenhos opositores do PT está caindo por terra. Denúncias de ilícitos já são públicas e chegam próximas ao poder central, envolvendo o atual presidente da república.

E, mais, casos pontuais de ilícitos ocorridos na era PT, jamais configuram uma ação de todo o partido. Eles são residuais em relação à era de progresso do Brasil proporcionada pelos governos do PT. Eventuais falhas e distorções cometidas por pessoas na história, lamentavelmente comum em todos os partidos, não podem estabelecer uma regra geral enquadrando todos os políticos e empresários.

Eu mesmo fui denunciado e julgado em dois julgamentos indubitavelmente políticos, na Câmara e no STF, por atos que nunca pratiquei. E fui absolvido por duas vezes, em todas as instâncias. Por isso me honro e me alegro por ser ficha limpa. E por isso me coloco, mais uma vez, à disposição da população de Ipatinga, para servi-la, como sempre o fiz, com transparência, dignidade e honestidade.

DIÁRIO POPULAR – Quais suas principais propostas para um eventual novo governo à frente da Prefeitura de Ipatinga?

JOÃO MAGNO – A nossa administração, além de se planejar para implantar políticas públicas a serviço de toda a população, em especial a serviço dos mais necessitados, com participação popular, será também uma alavanca propulsora em apoio à classe empreendedora, para geração de emprego, riqueza e renda. Para tal, daremos todo apoio na articulação e na continuidade da implantação da Agenda de Convergência Vale do Aço, uma iniciativa da FIEMG e outras instituições com seus seis eixos estratégicos, sendo infraestrutura, segurança, saúde, educação, competitividade e sustentabilidade.

No campo da inovação tecnológica direcionada ao ambiente dos negócios online, a prefeitura será proativa em preparar a população para lidar com este novo e promissor setor da economia, estabelecido para permanecer de vez em nossas vidas. São alguns pontos essenciais para o apoio aos empreendedores locais.

Como vivemos em um mundo globalizado e conectados pelos recursos da alta tecnologia, estaremos alertas a uma agenda harmonizada com as necessidades do planeta, a agenda 2030, que há alguns anos vem sendo debatida e apresentada pela ONU a todas as nações, como uma necessidade maior de sobrevivência das futuras gerações, que se resume em cuidar das pessoas, cuidar do planeta, promover a paz, estabelecer parcerias e gerar prosperidade.

Doravante, na gestão da cidade, caso nos for dado por Deus e pelo povo a honra de governar mais uma vez Ipatinga, usaremos a ciência do planejamento estratégico com a participação popular, corrigindo as rotinas improdutivas de uma administração pública, indo além de urgências de governo, criando uma governança neste cenário pós-pandemia que fomente e amplie as oportunidades de geração de renda, que propicie acolhimento e qualidade no sistema de Saúde, na Educação, no Esporte e na Cultura, na Infraestrutura, na Ação Social e na Agroecologia. Enfim, um governo que tenha como eixo central um Marco Civil Humanitário, de humanização das relações e de gestão focada nas pessoas. Que na singularidade e na simplicidade da vida significa o serviço com amor ao próximo.

João Magno destaca o apoio do ex-prefeito Chico Ferramenta e da ex-prefeito Cecília Ferramenta

DIÁRIO POPULAR – Apesar dos ventos contrários, o seu partido, o PT tem um grande legado em Ipatinga. Como pensa em utilizar este patrimônio político a favor de sua candidatura?

JOÃO MAGNO – Fizemos cinco governos em Ipatinga, 20 anos de muitas realizações que projetaram esta cidade como uma das que possui os melhores índices de qualidade de vida do país. Em nossos governos, do Chico, da Cecília e meu, para citar apenas um exemplo na área da saúde, além da entrega do Pronto Socorro Municipal, hoje Hospital Municipal, Ipatinga apresentou-se dentre as cidades brasileiras com o melhor índice na prevenção e tratamento bucal. Nossas crianças sorriam felizes. O Novo Centro, realizado no período que estive à frente da prefeitura, motivou o recebimento de prêmio internacional ao município por excelência de governo, dado à complexidade dos problemas superados, incluindo reassentamentos, infraestrutura, economia, meio ambiente e outras interfaces do projeto. Mas o que mais me alegra é saber que não há mais mortes no centro da cidade por causa das enchentes.

João Magno, sobre Sávio Tarso, candidato a vice: “Essa chapa não só traz boa credibilidade para a nossa população, ampliando as possibilidades de vitória no pleito, mas também traz o entusiasmo e a alegria de toda a militância dos partidos desta coligação”

DIÁRIO POPULAR – A aliança com o ex-vereador Sávio Tarso foi até agora uma das grandes surpresas da campanha eleitoral na cidade. Como o senhor avalia este reforço no atual contexto de divisão das forças políticas no município?

JOÃO MAGNO – É uma demonstração de que viemos determinados a apresentar para Ipatinga a força da experiência empreendedora e humanista para superar crises, que trago na minha história de prefeito e deputado, com a promissora visão e renovação da liderança política do professor Sávio Tarso, ex-vereador, historiador, cineasta. Um líder político preparado e muito querido na cidade. Essa chapa não só traz boa credibilidade para a nossa população, ampliando as possibilidades de vitória no pleito, mas também traz o entusiasmo e a alegria de toda a militância dos partidos desta coligação. Importante, também, destacar, a união com o Chico Ferramenta, Cecília e seus filhos, que com desprendimento e sentimento de bem querer estão nos apoiando integralmente. Assim, todos juntos por Ipatinga, faremos uma campanha com alma, muita luta, pela vitória, e principalmente um projeto na mão para o resgate das políticas públicas e realizações demandadas pela população. 

DIÁRIO POPULAR – Se o senhor fosse o prefeito de Ipatinga durante esta pandemia do novo coronavírus, o que teria feito diferente para enfrentar a situação?

JOÃO MAGNO – Reforçaria a atenção primária no cuidado à saúde com acolhimento e aconselhamento às pessoas mais vulneráveis. Isso deu muito certo em países com condições sociais e econômicas similares ao Brasil. Equiparia emergencialmente com respiradores o nosso hospital público. Apenas o Hospital Márcio Cunha fez isso com maior celeridade. Exerceria uma função coordenadora, proativa através de Ipatinga, com o envolvimento de todos os municípios do Vale do Aço, estabelecendo política preventiva e curativa conjunta, mais solidária e compartilhada dentro da lei. Investiria numa relação menos conflituosa com as lideranças representativas do comércio. Dialogaria diretamente com a direção da Usiminas para evitar ao máximo que houvesse demissões na Usimec.

DIÁRIO POPULAR – Do seu ponto de vista, o que deu certo e o que deu errado durante as gestões petistas em Ipatinga? O que deveria ser revisto?

JOÃO MAGNO – Para mim, acho mais pertinente responder a respeito do governo que comandei. Mas estou convicto que em todos os nossos governos muito mais acertamos do que erramos.  No período da minha administração, acertamos na continuidade das obras do governo anterior de Chico Ferramenta, e com muito esforço não deixamos nada parado. Os acertos com a participação popular aprimorada no COMPOR. A implantação do Novo Centro, a criação do Distrito Industrial, atrás do cemitério, e a implantação do projeto habitacional do Nova Esperança.  Descobri erros residuais quando entreguei o mandato de prefeito, em virtude do vasto campo das compreensões jurídicas. Mas todos corrigíveis, que não trouxeram nenhum prejuízo a uma boa administração.  Hoje, dobrarei a atenção na parte jurídica com todos os processos do município, para evitar aborrecimentos pessoais frente ao ministério público, que em algumas situações comete exageros. 

O Novo Centro, construído na gestão de João Magno como prefeito, acabou com as enchentes na área central de Ipatinga

DIÁRIO POPULAR – A esquerda sai bastante dividida nestas eleições na cidade. Como sr. avalia esta fragmentação. É possível cogitar a vitória mesmo neste cenário?

JOÃO MAGNO – A esquerda em Ipatinga é representada por partidos importantes. Inicialmente existem algumas candidaturas. Mas o entusiasmo e a esperança da militância de esquerda local está  além dos partidos, com o sonho de resgatar no município as boas práticas de gestão, identificadas com a transparência, com a prosperidade, com a inclusão social, com o respeito às minorias, e outras tantas bandeiras que um virtual governo de centro-esquerda deve implantar. Nesse sentido, a coligação Juntos por Ipatinga, com João Magno e Sávio Tarso, tem reais condições de vitória. O povo tem sabedoria e pode decidir o melhor rumo para a cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com