Cultura

Entreactos encena “Só para Mulheres” no Centro Cultural

IPATINGA – O grupo de teatro Entreactos encena no próximo dia 5, às 20:30 no Teatro do Centro Cultural Usiminas, a montagem “Só para Mulheres – Uma Comédia Grega”. A peça estreou em Ipatinga em 2009 e circulou pelas cidades de Poços de Caldas (MG), Cachoeiras de Macacu (RJ), Nova Friburgo (RJ) e Curitiba (PR). A direção de Adilson Mariano e orientação de Rita Clemente.

ARISTÓFANES
Cerca de 2.500 anos atrás, na Grécia antiga, Aristófanes movimentava o teatro grego com suas comédias, ácidas e críticas sobre a sociedade grega, colocando o dedo nas feridas sociais. De suas quarenta peças, chegaram aos nossos dias, integralmente, somente onze que representam o período da comédia antiga, dentre elas, “Lisistrata ou a Guerra dos Sexos” e “Mulheres que Celebram as Tesmofórias”, que é mais conhecida pela tradução de Mário Cury como “Só Para Mulheres”. Segundo o próprio tradutor, “se alguém deseja conhecer os mitos gregos, leiam as tragédias, porém, só é possível conhecer a sociedade grega através da obra aristofânica”, dando mostra da importância destes textos para a sociedade ocidental do século XXI.

Contemporâneo de Eurípedes, grande dramaturgo trágico, autor de “Fedra”, “Medeia”, “As Bacantes”, entre outros clássicos da tragédia grega, considerado já na época como um dos três grandes escritores de tragédia, Aristófanes, fazia duras críticas ao trabalho do conterrâneo, por considerá-las preconceituosas, a maior critica está na peça “Só Para Mulheres”.

SINOPSE

Em “Só para Mulheres – Uma Comédia Grega”, as mulheres estão nervosas com Eurípedes por causa da forma como ele as retrata em suas novelas, então, fazem uma reunião secreta só para mulheres, com o objetivo de eliminar o escritor maldito, lideradas por Lisila (Eunice Profeta), Timocléia (Edvânia Oliveira), Medeia (Mél Castro) e Sostrata (Marli Cruz) com o apoio de Clistenes (Wanderley Barros) tencionam em acabar não somente com Eurípedes mas com todos os homens que ofendem as mulheres, no entanto, Eurípedes, infiltra um parente, travestido de mulher para o defender. O Parente (Thiago Vaz) é descoberto e uma tragédia se anuncia. Há um final surpreendente estão destinados os personagens desta comédia Aristofânica.


FICHA TÉCNICA

Produção: Grupo Teatral Entreactos
Adaptação e concepção: Adilson Mariano e Rita Clemente
Direção: Adilson Mariano
Elenco:
Edvânia Oliveira ( Timocléia)
Eunice Profeta ( Lisila)
Marli Cruz ( Sostrata)
Mel Castro (Medéia)
Thiago Vaz ( Betófocles)
Wanderley Barros (Clistenes)
Iluminação: Pedro Paulino
Operador de Luz : Fabiano Laia
Trilha – Felipe Dom
Operador de Som – Michel petzold

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com