Cidades

Encontro debate gestão de resíduos sólidos

IPATINGA – No intuito de fomentar soluções para empresas que geram resíduos de diversas naturezas, o Sistema FIEMG, através da Regional Vale do Aço, realizou nessa quinta-feira, 16, o curso de Gestão de Resíduos Sólidos e o Workshop “Conectando Empresas. Criando Oportunidades”, que integra o Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI).
Cerca de 80 empresários e representantes da área ambiental de órgãos públicos e privados estiveram presentes no curso que foi ministrado durante a manhã.

De acordo com o analista ambiental do Sistema FIEMG, Guilherme Zanforlin, o objetivo é orientar e sensibilizar os empresários quanto ao gerenciamento correto dos resíduos sólidos, atendendo a legislação ambiental e os procedimentos e técnicas operacionais da destinação desses resíduos.

“É importante o empresário entender sobre os processos produtivos que compete sua empresa. Uma maneira de evoluir ou melhorar a atividade é a identificação dos pontos de geração dos resíduos, para que possam desenvolver estudos de redução ou comercialização destes materiais”, define Guilherme.

Para o analista ambiental da FIEMG Regional Vale do Aço, Rone Frank, a gestão correta dos resíduos viabiliza uma redução considerável de insumos contribuindo na diminuição de gastos com energia, redução de custo com aterros bem como o transporte dos materiais.

“O setor produtivo avançou bastante na gestão sustentável dos resíduos, mas é preciso estabelecer prioridades e avançar numa gestão continuada; um exemplo é a logística reversa, em que os resíduos do pós-consumo podem ser reinseridos em novos ciclos produtivos, outro é a coleta seletiva e os custos operacionais; desafios que ainda precisam ser trabalhados para que a indústria torne mais rentável e competitiva”, explicou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com