Cidades

Encontro avalia seca na bacia do rio Doce

IPATINGA – A necessidade de intensificar as ações em favor da recuperação do décimo manancial mais poluído do país ocupará o centro dos debates do IV Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, marcado para os dias 11 a 13 de agosto, em Afonso Cláudio (ES), que contará com a presença do diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) do Espírito Santo, Paulo Paim, e do secretário de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Júdice, entre outras autoridades.

ESTIAGEM
Com o lema “Doce, o rio de todos nós”, o evento fará uma avaliação do panorama da estiagem nas regiões banhadas pelo manancial e buscará identificar mecanismos de fortalecimento do trabalho dos Comitês, que reúnem representantes do poder público, sociedade civil e usuários, a fim de conciliar os usos múltiplos da água e trabalhar em prol da melhoria da qualidade e quantidade do recurso na bacia. Também serão abordadas questões relativas à responsabilidade social e sustentabilidade, temas do encontro.
O Encontro de Integração é realizado anualmente, desde 2012, e já passou por Governador Valadares, na Bacia do Rio Suaçuí; Colatina, localizada na Bacia do Rio Santa Maria do Doce; e Senhora dos Remédios, na Bacia do Rio Piranga. Em sua quarta edição, o evento reforça a importância de se colocar em pauta questões relativas à gestão dos recursos hídricos e tem como objetivo articular autoridades, especialistas e a comunidade em prol do incentivo ao uso racional da água e da melhoria da qualidade ambiental da bacia.

PALESTRAS

O ambientalista e fundador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer, participará do primeiro dia do encontro com uma palestra sobre o tema “Responsabilidade Social e Sustentabilidade”. No segundo dia será a vez do diretor presidente da AGERH, Paulo Paim, falar sobre as estratégias de fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Fechando o evento, o meteorologia do IGAM Adelmo Antônio Corrêa apresentará um panorama da estiagem na bacia.

VISITAS TÉCNICAS
O segundo dia do IV Encontro de Integração será marcado por visitas técnicas. Após o almoço, os membros conhecerão a Fábrica de Produtor Lekker, que adotou um sistema de captação de águas pluviais e reutilização do recurso para fertirrigação. Em seguida, farão uma visita à nascente do Rio Guandu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com