Esportes

Encerramento do projeto reúne 200 alunos

(Crédito: Secom/PMI)

 

IPATINGA – Cerca de 200 alunos de 14 escolas municipais de Ipatinga integram o seleto grupo de enxadristas que participaram do Festival Municipal de Xadrez, realizado na tarde desta sexta-feira (22), no Clube do Xadrez, no Centro da cidade. O evento é uma iniciativa da Fundação Brasileira de Xadrez/Aciapi, para o encerramento das atividades do projeto “Xadrez Esporte Educacional”, desenvolvido nos últimos meses nas escolas públicas e particulares de Ipatinga.

O estudante Gabriel Pereira Coura Amarante, 10 anos, da Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé (Iguaçu), é um dos vencedores dos torneios internos da sua escola antes de chegar ao Festival. “É preciso ter paciência e ser estratégico para conseguir jogar Xadrez”, descreve o competidor. “Aprendi a jogar Xadrez com meu vizinho, mas foi na escola que apurei técnicas específicas do jogo”, completa.

Desde julho deste ano, os estudantes da rede municipal de ensino puderam aperfeiçoar técnicas do esporte nas aulas de Educação Física e nas oficinas de Xadrez do programa Mais Educação, do governo federal. Os professores das escolas municipais foram capacitados pela Fundação Brasileira de Xadrez para o desenvolvimento do projeto nas unidades de ensino.

Para o professor de Educação Física da Escola Municipal Levindo Mariano (Bom Jardim), Giuliano Nepomuceno da Silveira, de 29 anos, o ensino do Xadrez mudou o comportamento dos estudantes. “O esporte exige concentração, por isso melhora o raciocínio da criança, trabalha a autoestima e influencia no aprendizado de outras modalidades esportivas”, enumera o educador.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com