Cidades

Empresas ganham mais prazo para estudo de aeroporto

Com a concessão, Setop pretende propiciar o desenvolvimento e aumentar a capacidade operacional do aeroporto

BH – A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) acaba de prorrogar, até o dia 9 de setembro (quarta-feira), às 17h, o prazo para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) de empresas com intenção de assumir, por concessão, a realização de melhorias, administração, operação, exploração e manutenção do Aeroporto da Usiminas (SBIP) do Estado de Minas Gerais, em Santana do Paraíso, no Vale do Aço.

A extensão do prazo atende a requisitos técnicos dos interessados, que apontaram a necessidade de maior tempo para a consolidação dos estudos, levantamentos, dados técnicos e demais insumos para a estruturação do projeto de desenvolvimento para a unidade. Os arquivos do PMI 02/2015 e seus anexos podem ser consultados neste link. (http://www.setop.mg.gov.br/component/gmg/page/2195-pmi-02-2015-aeroporto-usiminas)

CONCESSÃO
O aeroporto Santana do Paraíso está em operação, com voos regulares. Com o PMI e a concessão, a Setop pretende propiciar o desenvolvimento e aumentar a capacidade operacional, por meio da realização de melhorias complementares, da modernização da operação e exploração. Desse modo, espera-se aumentar a oferta de voos e adequar a unidade à crescente demanda de passageiros e de transporte de cargas.

AEROPORTO

Classificado como público e, atualmente, sob administração da Usiminas, o SBIP opera com quatro voos diários da aviação regional, com destino a Belo Horizonte. De 2009 a 2014, o total de passageiros ultrapassou a marca de 1 milhão, com mais de 43.900 voos realizados no mesmo período.

A unidade atende a cidade de Ipatinga e toda a Região Metropolitana do Vale do Aço, no leste de Minas Gerais. Por atender a uma área de grande relevância econômica para o estado e para o país, o terminal aéreo tem elevada importância para o setor industrial.

A unidade conta com pista de 2004 metros por 45 metros, Terminal de Passageiros e Serviços (TPS) com aproximadamente 600 metros quadrados, balizamento noturno, farol rotativo, torre de controle de voo, código de pista 4, para a aviação de grande porte, entre outros atributos técnicos.
Em 2011, o local passou por sua última reforma, com a pista asfaltada adaptada para a metragem atual.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com